Cursos dos câmpus de Bacabal e de Pinheiro recebem notas máximas de 5 e 4 em avaliação do MEC

publicado: 27/09/2024 13h17, última modificação: 27/09/2024 13h17
O curso de Educação do Campo - Ciências Agrárias de Bacabal recebeu nota 5, e o curso de Enfermagem do Câmpus de Pinheiro, nota 4
a44b1d2f-7343-4a4f-982e-5888bc736c9a.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem constantemente evoluído durante as avaliações de cursos de graduação realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Na última avaliação, os cursos de Educação do Campo – Ciências Agrárias do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa) e Enfermagem do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi) alcançaram notas máximas de 5 e 4, respectivamente.

Para o pró-reitor de ensino da UFMA, professor Romildo Sampaio, essas notas são um reflexo da qualidade de ensino na UFMA e devem ser motivo de orgulho para toda a instituição. “A Universidade demonstrou o seu protagonismo, o curso, a oferta de uma educação superior de qualidade, e nós conseguimos, por meio dessa avaliação, um conceito máximo igual a cinco, nas três dimensões avaliadas: a dimensão da organização didático-pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura. Os dois cursos avaliados demonstram de forma muito clara e evidente a qualidade ofertada”, declara.

A diretora do Centro de Ciências de Bacabal, Lucélia de Sousa Almeida, destacou a importância da nota máxima obtida pelo curso de Educação do Campo – Ciências Agrárias, ressaltando que esse reconhecimento valida o trabalho desenvolvido por toda a comunidade acadêmica envolvida.

“Essa nota 5 vem para reafirmar todo um trabalho dos docentes com corpo qualificado, dos discentes, dos técnicos, da administração superior com o seu apoio, e que a administração local vem desenvolvendo ao longo dos anos. Então ficamos muito felizes, porque o olhar externo, não só o olhar interno, está reafirmando a qualidade do curso que vimos desenvolvendo em Bacabal, e nos sentimos muito realizados, com o sentimento de dever cumprido”, afirma.

A coordenadora do curso de Enfermagem do Câmpus Pinheiro, Tamires Barradas, frisa que a resposta da avaliação é essencial para reconhecer o que se destaca dentro do curso e gratifica os envolvidos no funcionamento dele.

“A avaliação do MEC é rotineira e ela gera uma certa atenção em todos os cursos de graduação quando vão recebê-la, por causa do seu impacto para o conceito do curso e para os alunos também, porque a gente sabe que os alunos necessitam desse reconhecimento para o futuro profissional deles. Essa avaliação é de suma importância, e, para nós, é muito gratificante a nota, a gente recebeu um feedback positivo, uma nota considerada satisfatória, e isso se deve muito em virtude da nossa organização pedagógica, a forma que nós temos lidado com os desafios, o trabalho do núcleo docente estruturante, o trabalho do colegiado do curso, dos docentes, dos discentes, e a gente vê o resultado de todo esse esforço agora no resultado da visita”, frisa.

Além disso, Tamires Barradas também salienta que a avaliação é essencial para reconhecer o que deve melhorar e, quem sabe, alcançar no futuro a nota máxima. “O feedback dado pelas avaliadoras é de suma importância para que a gente saiba quais os principais pontos que a gente precisa melhorar, o que a gente precisa correr atrás, então a gente já tem se articulado com a direção de centro, com a própria administração da Universidade, para algumas melhorias, como, por exemplo, melhor estruturação dos nossos laboratórios, melhor organização das normativas, juntamente com o curso de medicina, também para que a gente tenha cada vez mais notas melhores também nesses quesitos. E isso é muito bom até em relação ao feedback, porque os quesitos em que a gente teve maiores notas, saber que a nota foi boa é um tipo de reconhecimento, e esse reconhecimento é passado para cada um dos responsáveis que tiveram essa avaliação positiva”, concluiu.

Avaliação do MEC

A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por meio de trabalho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), com objetivo de analisar e garantir a qualidade do ensino ofertado pelas instituições de ensino superior, e orientar para a evolução dos cursos avaliados.

A comissão avaliativa analisa três parâmetros: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso. A avaliação é realizada por uma comissão externa composta por professores avaliadores, que realizam uma visita de três dias, durante a qual entrevistam membros da gestão, coordenação, docentes e discentes, além de inspecionarem a infraestrutura de cada curso da instituição.

A notas variam de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.

Por: Pedro Correa

Produção: Ingrid Trindade