Notícias
Cursos da UFMA recebem nota máxima em avaliação do Enade 2021
Na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, cujos resultados foram divulgados essa semana pelo Inep-MEC, a Universidade Federal do Maranhão teve 34 cursos avaliados, sendo sete Bacharelados e vinte e sete Licenciaturas. Participaram do exame 2.146 estudantes da UFMA, dos câmpus de São Luís, Bacabal, Chapadinha, Codó, Imperatriz e Pinheiro.
No Maranhão, dos 196 cursos avaliados, somente três obtiveram nota máxima 5, sendo dois deles da UFMA, os cursos de Licenciatura em Letras – Espanhol e Bacharelado em Educação Física.
Adicionalmente, os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação - São Luís, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas - São Luís, Bacharelado em Design - São Luís, Licenciatura em Educação Física - São Luís e Pinheiro, Licenciatura em História - São Luís, Licenciatura em Letras Português - Inglês - São Luís e Licenciatura Pedagogia - São Luís conseguiram nota 4, representando 60% dos cursos do estado com conceito Muito Bom, reafirmando o protagonismo da UFMA na educação superior do Maranhão.
Os bons resultados geraram destaques nacionais, possibilitando que o curso de Letras – Espanhol alcançasse a 3ª maior nota do Brasil, o Bacharelado em Educação Física fosse o 20º melhor, entre os 616 cursos avaliados no país, Letras – Inglês, tivesse a 22ª maior nota e Design, se situasse entre os 25 melhores cursos do país.
Para o coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física, Christian Cabido, é uma grande satisfação para os docentes, discentes, técnicos-administrativos. “O que mais nos deixa satisfeitos nesse processo é o fato de termos obtido a segunda nota 5 consecutiva. Na nossa primeira avaliação, no Enade 2019, conquistamos a nota cinco e agora, em 2021, nesta nova avaliação, alcançamos novamente a nota máxima. Alegra-nos ver esse crescimento e termos esse retorno de que o trabalho que tem sido realizado pelos docentes e técnicos, além da valorização e busca pelo conhecimento por parte dos discentes, tem refletido em boas avaliações no Enade”, disse.
Ele enfatiza que o importante não é ter conquistado somente uma nota 5, mas ter conquistado a segunda nota 5 consecutiva. “Esse resultado mostra que, além de atingirmos a excelência, temos conseguido manter esse nível, e que estamos caminhando para consolidar um curso de excelente qualidade. Conquistar essa nota, em um momento como esse pelo qual estamos passando, é de grande relevância e reflete no bom desempenho que os estudantes tiveram ao realizar suas provas”, afirma o docente.
Já o coordenador do curso de Letras, professor Dino Cavalcante, lembra que, em 2023, o curso completará 70 anos no Maranhão, e a nota 5 conquistada no Enade é fruto do excelente trabalho desempenhado pelos professores, estudantes e técnicos, que, com esforço, dedicação e empenho – no ensino, na pesquisa e na extensão – ajudaram a construir um curso com excelência. “É hora de agradecer a todos aqueles que ajudaram a elevar o curso e (re)pensar o presente e futuro, para que possamos cada vez mais construir uma graduação com qualidade e relevância para sociedade maranhense”, disse.
Os resultados do Enade 2021 foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa na segunda-feira, 12, em Brasília - DF.
O Conceito Enade é um indicador de qualidade, calculado com base nos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. Em 2021, foram avaliados 7.997 cursos no Brasil e 196 cursos no Maranhão, envolvendo Tecnólogos, Licenciaturas e Bacharelados, nas modalidades presencial e a distância.
No Brasil, somente 25,6% dos cursos avaliados tiveram conceitos nos estratos superiores (4 e 5). No Maranhão, esse número foi de apenas 9,2% dos cursos avaliados. Nesse sentido, a UFMA, reafirmando sua qualidade, teve 32,3% dos cursos avaliados no último Enade com conceitos 4 e 5, superior, portanto, à média nacional e do estado.
Segundo o Diretor de Avaliação e Regulação Institucional, professor Romildo Sampaio, que, juntamente com a Pró-reitoria de Ensino, coordena as ações institucionais relacionadas ao Enade, os resultados obtidos pela UFMA foram positivos, principalmente quando se consideram as limitações impostas pela pandemia de covid-19.
“Num momento em que ainda estávamos sob os efeitos da pandemia, com o ensino totalmente remoto, com um número recorde de alunos inscritos e cursos selecionados, a UFMA reafirmou seu compromisso com a oferta de educação de qualidade, o que se traduziu nos excelentes resultados obtidos no Enade 2021, que se constitui num dos principais indicadores de qualidade da educação superior do país”.
Ele enfatiza ainda que o trabalho incessante e continuado da gestão superior, do corpo docente e técnico e, principalmente dos coordenadores de curso, novamente fez a diferença. “Os resultados gerais no Brasil foram fortemente impactados pela pandemia, apresentando uma tendência de queda em relação àqueles obtidos no último exame em 2019, o que torna ainda mais evidente essa conquista da UFMA”, afirma Romildo.
A Pró-reitora de Ensino, professora Isabel Ibarra, enfatiza que a UFMA é um patrimônio de todos os brasileiros e tem contribuído ao longo da sua história com a formação de profissionais no Maranhão. “O resultado do Enade de 2021 publicado recentemente indica o compromisso de nossos estudantes e professores com a qualidade do ensino de graduação. Não obstante a pandemia de covid 19 e os cortes orçamentários na educação, a Universidade pública e de qualidade, resiste. Parabenizo aos nossos cursos de graduação que se destacaram nesta edição, especialmente, ao seu corpo docente e discente pelos excelentes resultados”, comemorou.
Por: Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante