Cursos da UFMA recebem nota máxima em avaliação do Enade 2021

publicado: 20/09/2022 13h23, última modificação: 20/09/2022 13h23
4a20dd88-b382-4d2d-8a5a-1cbbd91216f6.jpeg

Na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, cujos resultados foram divulgados essa semana pelo Inep-MEC, a Universidade Federal do Maranhão teve 34 cursos avaliados, sendo sete Bacharelados e vinte e sete Licenciaturas. Participaram do exame 2.146 estudantes da UFMA, dos câmpus de São Luís, Bacabal, Chapadinha, Codó, Imperatriz e Pinheiro.

No Maranhão, dos 196 cursos avaliados, somente três obtiveram nota máxima 5, sendo dois deles da UFMA, os cursos de Licenciatura em Letras – Espanhol e Bacharelado em Educação Física.

Adicionalmente, os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação - São Luís, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas - São Luís, Bacharelado em Design - São Luís, Licenciatura em Educação Física - São Luís e Pinheiro, Licenciatura em História - São Luís, Licenciatura em Letras Português - Inglês - São Luís e Licenciatura Pedagogia - São Luís conseguiram nota 4, representando 60% dos cursos do estado com conceito Muito Bom, reafirmando o protagonismo da UFMA na educação superior do Maranhão.

Os bons resultados geraram destaques nacionais, possibilitando que o curso de Letras – Espanhol alcançasse a 3ª maior nota do Brasil, o Bacharelado em Educação Física fosse o 20º melhor, entre os 616 cursos avaliados no país, Letras – Inglês, tivesse a 22ª maior nota e Design, se situasse entre os 25 melhores cursos do país.

Para o coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física, Christian Cabido, é uma grande satisfação para os docentes, discentes, técnicos-administrativos. “O que mais nos deixa satisfeitos nesse processo é o fato de termos obtido a segunda nota 5 consecutiva. Na nossa primeira avaliação, no Enade 2019, conquistamos a nota cinco e agora, em 2021, nesta nova avaliação, alcançamos novamente a nota máxima. Alegra-nos ver esse crescimento e termos esse retorno de que o trabalho que tem sido realizado pelos docentes e técnicos, além da valorização e busca pelo conhecimento por parte dos discentes, tem refletido em boas avaliações no Enade”, disse.

Ele enfatiza que o importante não é ter conquistado somente uma nota 5, mas ter conquistado a segunda nota 5 consecutiva. “Esse resultado mostra que, além de atingirmos a excelência, temos conseguido manter esse nível, e que estamos caminhando para consolidar um curso de excelente qualidade. Conquistar essa nota, em um momento como esse pelo qual estamos passando, é de grande relevância e reflete no bom desempenho que os estudantes tiveram ao realizar suas provas”, afirma o docente.

Já o coordenador do curso de Letras, professor Dino Cavalcante, lembra que, em 2023, o curso completará 70 anos no Maranhão, e a nota 5 conquistada no Enade é fruto do excelente trabalho desempenhado pelos professores, estudantes e técnicos, que, com esforço, dedicação e empenho – no ensino, na pesquisa e na extensão – ajudaram a construir um curso com excelência. “É hora de agradecer a todos aqueles que ajudaram a elevar o curso e (re)pensar o presente e futuro, para que possamos cada vez mais construir uma graduação com qualidade e relevância para sociedade maranhense”, disse.

Os resultados do Enade 2021 foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa na segunda-feira, 12, em Brasília - DF.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade, calculado com base nos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. Em 2021, foram avaliados 7.997 cursos no Brasil e 196 cursos no Maranhão, envolvendo Tecnólogos, Licenciaturas e Bacharelados, nas modalidades presencial e a distância.

No Brasil, somente 25,6% dos cursos avaliados tiveram conceitos nos estratos superiores (4 e 5). No Maranhão, esse número foi de apenas 9,2% dos cursos avaliados. Nesse sentido, a UFMA, reafirmando sua qualidade, teve 32,3% dos cursos avaliados no último Enade com conceitos 4 e 5, superior, portanto, à média nacional e do estado.

Segundo o Diretor de Avaliação e Regulação Institucional, professor Romildo Sampaio, que, juntamente com a Pró-reitoria de Ensino, coordena as ações institucionais relacionadas ao Enade, os resultados obtidos pela UFMA foram positivos, principalmente quando se consideram as limitações impostas pela pandemia de covid-19.

“Num momento em que ainda estávamos sob os efeitos da pandemia, com o ensino totalmente remoto, com um número recorde de alunos inscritos e cursos selecionados, a UFMA reafirmou seu compromisso com a oferta de educação de qualidade, o que se traduziu nos excelentes resultados obtidos no Enade 2021, que se constitui num dos principais indicadores de qualidade da educação superior do país”.

Ele enfatiza ainda que o trabalho incessante e continuado da gestão superior, do corpo docente e técnico e, principalmente dos coordenadores de curso, novamente fez a diferença. “Os resultados gerais no Brasil foram fortemente impactados pela pandemia, apresentando uma tendência de queda em relação àqueles obtidos no último exame em 2019, o que torna ainda mais evidente essa conquista da UFMA”, afirma Romildo.

A Pró-reitora de Ensino, professora Isabel Ibarra, enfatiza que a UFMA é um patrimônio de todos os brasileiros e tem contribuído ao longo da sua história com a formação de profissionais no Maranhão. “O resultado do Enade de 2021 publicado recentemente indica o compromisso de nossos estudantes e professores com a qualidade do ensino de graduação. Não obstante a pandemia de covid 19 e os cortes orçamentários na educação, a Universidade pública e de qualidade, resiste. Parabenizo aos nossos cursos de graduação que se destacaram nesta edição, especialmente, ao seu corpo docente e discente pelos excelentes resultados”, comemorou.

Por: Sansão Hortegal