Curso de História e Colun selam parceria para a 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

publicado: 13/05/2024 19h17, última modificação: 13/05/2024 19h17
111 estudantes, 5 professores e mais de 30 graduandos estão envolvidos na ONHB
dbada5cb-a8b5-4514-962b-81ffd05578b9.jpeg

O Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) marcará mais uma vez presença na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Com a parceria inédita entre o Colun e o Curso de História da UFMA, por meio da Disciplina “Ensinar e Aprender História - A 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil”, ministrada pela professora Marize Campos, o colégio terá 37 equipes participantes desta décima sexta edição da Olimpíada. O evento tem início nesta segunda-feira, 13.

Neste ano, 111 estudantes, 5 professores e mais de 30 graduandos do curso de história estão envolvidos na ONHB como resultado do estímulo dos professores de história do Colun (Raimundo Inácio Araújo, Thiago Lima, Raíssa Cirino e Paulo Sérgio Pereira) e da parceria com os graduandos do curso de História matriculados na disciplina “Ensinar e Aprender História”.

Segundo Marize Campos, professora do Departamento de História e do Mestrado Profissional de História (ProfHistória), a parceria surgiu quando ela começou a conversar com o professor Raimundo Inácio Araújo, professor do Colun e também do ProfHistória, que tem acompanhado os alunos do Colun nas participações na ONHB ao longo dos anos.

“O ano passado, fiquei com uma eletiva. Então, eu pensei: vou criar uma eletiva para pensar e conhecer mais profundamente a ONHB. E montei uma eletiva em 2023.2, que foi mais teórica para que a gente conhecesse os fundamentos epistemológicos de ensino e aprendizagem que a ONHB propõe, porque são recursos muito inovadores. E acabou que daquelas conversas com o professor Inácio e mais a eletiva, que me possibilitou com os meus alunos adentrar mais profundamente a entender como é que funciona a ONHB e como pode resultar, por exemplo, em sala de aula, nesse período 2024 .1, eu falei: bom, eu vou pedir para continuar com a eletiva e vou montar uma eletiva só que agora muito mais prática. As equipes do Colun vão se formar e os alunos matriculados na disciplina do curso de História, eu vou levá -los para fazer um contato com as equipes de alunos do Colun e acompanhar esses alunos no sentido de diálogos, reflexões sobre as questões, já que as seis primeiras fases são online”, contou a professora Marize.

Para o professor Raimundo Inácio Araújo, esta “é uma parceria fundamental, porque a ONHB trabalha a partir do incentivo às habilidades de pesquisa, leitura e interpretação de textos. Com a presença dos graduandos liderados pela professora Marize, o Colun tem mais condições de ajudar as equipes nesse processo de reflexão que os estudantes precisam ir realizando e aperfeiçoando ao longo das fases da competição”, ressaltou o professor sobre a importância desta parceria.

Segundo a Marize, a aproximação dos estudantes de História e os estudantes do Colun possibilita a prática da docência de uma forma inovadora e de vanguarda, em alinhamento com as bases epistemológicas de ensino e aprendizagem de História propostas nas questões e tarefas da ONHB. “Quem não participa de um Pibid, por exemplo, não é de uma residência pedagógica, só vai ter contato com a prática da docência no estágio. E esse acompanhamento não deixa de ser uma prática docente”.

O Colun na ONHB

Nos últimos anos, o Colun tem marcado presença neste importante evento nacional de História, inclusive trazendo medalhas e consolidando o ensino de qualidade ministrado no colégio. De acordo com o professor Raimundo Inácio, das 15 edições da Olimpíada de História realizadas até o momento, o Colégio Universitário da UFMA foi finalista em 5, inclusive conquistando medalhas de prata e bronze.

“Ainda estamos batalhando por uma medalha de ouro inédita. Vamos fazer o possível para que isso aconteça neste ano. Contudo, o número de inscritos saltou de 30 mil em 2023 para 50 mil em 2024 aproximadamente. Então, será uma tarefa difícil, vamos ver o que acontece”, compartilhou o professor.

A ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, desenvolvido pelo Departamento de História, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

A 16ª ONHB tem início nesta segunda-feira, 13, sendo as seis primeiras fases on-line, e o encerramento presencial em Campinas, em agosto.

Por: Ingrid Trindade