Curso de Engenharia Espacial da UFMA alcança nota 5 na avaliação do MEC

publicado: 20/09/2023 20h17, última modificação: 20/09/2023 20h17
da70c8ac-9ca5-4abf-af35-78c20a685305.jpeg

O curso de Engenharia Aeroespacial, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Luís, obteve nota cinco na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o professor e coordenador do curso, Carlos Brito, a nota máxima é um resultado de diversas ações, projetos práticos e atividades de apoio em projeto de extensão desenvolvidos no decorrer do curso, para além da ação proativa por parte dos professores. "Essas iniciativas, além das metodologias ativas que aplicamos dentro do curso, que buscam sempre associar o conhecimento teórico com as práticas de laboratório, conduziram a uma ótima avaliação por parte do MEC," pondera.

Fundado em 2018, o curso de Engenharia Espacial possui uma duração de quatro semestres e oferece aos alunos a oportunidade da participação em projetos de desenvolvimento de satélites, artefatos espaciais, bem como em iniciativas relacionadas ao aprimoramento de motores e foguetes, além de sistemas voltados para o rastreamento e a telemetria dos artefatos lançados no espaço. Destaca-se também a colaboração em projetos de extensão, estabelecendo parcerias com escolas públicas, como polos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Carlos destaca a oportunidade que a parceria com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no município de Alcântara, a 32 km da capital São Luís, proporciona principalmente por meio do estágio supervisionado desenvolvido no próprio centro. "Nós somos o único curso de engenharia aeroespacial mais próximo de uma base de lançamento aqui no país, e isso de fato propõe vários tipos de ações positivas que os alunos podem experimentar neste curso que em outra ocasião em outros cursos que estão no sul e sudeste do país, por exemplo, não têm a mesma oportunidade".

A obtenção da nota cinco na avaliação do MEC abre portas para a ampliação da graduação, incluindo o aumento do número de vagas no curso, para atender à crescente demanda dos estudantes. Além disso, o curso visa aprimorar a área de microeletrônica, fortalecer a área de telecomunicações, estabelecer parcerias com diversos atores relacionados ao programa espacial brasileiro e introduzir a área de robótica espacial.

Avaliação do MEC

Esta avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), cujo objetivo é garantir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior, promovendo o desenvolvimento e o compromisso social. A avaliação das instituições, cursos e estudantes ocorre por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e de indicadores de qualidade.

A comissão do MEC avalia diversos critérios, incluindo o desempenho dos estudantes, o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura da instituição de ensino. Esses aspectos são submetidos a análises utilizando métricas de qualidade do MEC, como o Índice Geral do Curso (IGC), o Conceito Preliminar do Curso (CPC), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e os Indicadores de Diferença entre Desempenho Esperado e Observado (IDD).

Por: Cinthya Monteiro

Produção: Bruna Castro