Notícias

Curso de Ciências Naturais – Biologia do Centro de Ciências Codó obtém nota máxima em avaliação realizada pelo Inep

publicado: 15/06/2023 16h33, última modificação: 15/06/2023 16h33
f6d9b6c7-9796-4e06-a4a1-822d22628602.jpeg

 

O curso de Ciências Naturais – Biologia do Centro de Ciências Codó (CCCO) obteve o conceito 5 em avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a nota máxima para os cursos de graduação. A avaliação foi realizada entre os dias 5 e 7 de junho, por examinadores externos, e tem como objetivo garantir a qualidade da educação oferecida e fornecer informações para a regulação, supervisão e tomada de decisões do MEC.

O município de Codó, como explica a coordenadora do curso, Camila Campelo de Sousa, é o sexto mais populoso do estado do Maranhão, porém possui baixos indicadores sociais, com a população vivendo com menos de meio salário mínimo, e, neste contexto, o curso atua na formação qualificada de recursos humanos para a região, visando assim contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, o que já é possível acompanhar desde as primeiras formaturas.

“Temos egressos atuando na educação básica nas redes públicas e privadas em Codó e municípios vizinhos, como Timbiras e Coroatá, alguns atuando na gestão na Secretaria de Educação de Codó, outros como professores de Biologia em cursos preparatórios para vestibular, bem como os que continuam sua formação acadêmica na pós-graduação, onde temos egressos atualmente matriculados em cursos de especialização, mestrado e doutorado”, expõe.

A professora também diz que, enquanto coordenadora e professora do curso, está muito satisfeita que o curso tenha alcançado a nota máxima na avaliação. “Nosso curso encontra-se com um projeto pedagógico reformulado, o qual está em consonância com as resoluções vigentes e com a curricularização da extensão. O corpo docente do curso é formado por 12 professores efetivos e um professor substituto, professores esses que atuam, além da docência, coordenando projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica e que possuem uma boa produtividade acadêmico-científica. Além disso, temos utilizado a estrutura disponível para o desenvolvimento das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como temos realizado parcerias com outras instituições para o desenvolvimento de algumas de nossas atividades”, finaliza.

Por: Juan Terra

registrado em: