Conheça os serviços das unidades da Diretoria Integrada de Bibliotecas nos câmpus da Universidade

publicado: 26/04/2022 20h15, última modificação: 26/04/2022 20h15
41db9fba-12bc-4ccc-aa96-2b194c8bdf25.jpeg

Desde o dia 11 de abril, teve início o retorno às atividades presenciais, com base na Resolução Nº 414, 30 de março de 2022 e sua atualização na Resolução Nº 415, 06 de abril. Para muitos discentes, esta será a primeira experiência na instituição de modo não virtual, e um dos locais que mais precisam conhecer são as unidades da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB), que estão localizadas nos nove câmpus da Universidade Federal do Maranhão.

A sede da DIB é localizada, originalmente, desde o início dos anos 1980, no Bloco B da ala leste do CEB, no Câmpus Bacanga, e é nas unidades gerenciadas pela Diretoria que os estudantes podem pedir empréstimo de materiais físicos, como livros, monografias, dissertações, teses, entre outros. Para ter acesso, é necessária uma reserva feita pelo próprio aluno, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Na biblioteca, os discentes também têm acesso ao Serviço de Comutação Bibliográfica (Comut), pelo qual podem obter cópias de artigos científicos, teses, dissertações, monografias e capítulos de livros disponíveis nas principais bibliotecas brasileiras; e contam ainda com orientação à normalização de trabalhos acadêmicos, um serviço de apoio aos usuários na aplicação das normas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos.

Na biblioteca, os estudantes encontram ainda um local confortável e propício à pesquisa e ao estudo, com direito a laboratório de informática; acesso a wi-fi; salas de acessibilidade informacional; guarda-volumes; cabines individuais e coletivas próprias para estudo; exposição de novas aquisições; entre outros.

Para mais informações sobre os serviços disponibilizados, acesse o site da Diretoria Integrada de Bibliotecas.

Saiba mais

Antes de chegar ao atual prédio, as instalações da sede das bibliotecas da UFMA estiveram em um sobrado na 13 de maio, entre o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a Faculdade de Farmácia e Odontologia, em São Luís. Apenas dois anos depois, foi parar num prédio na Rua dos Afogados. Em 1977, havia a expectativa de transferência para o Bacanga, mas ainda funcionava em um prédio na Rua de Santaninha. Até que, por fim, em 1980, chegou à ala leste do CEB, local no qual permanece até os dias de hoje.

Para mais informações sobre a história da Biblioteca Central, acesse o site da DIB.

Por: Kaio Lima

Produção: Bruna Castro