Confira a agenda de atividades da Diretoria de Empreendedorismo da UFMA

publicado: 30/03/2021 17h16, última modificação: 30/03/2021 17h16
image.jpeg

A Diretoria de Empreendedorismo (Demp-Ageufma) é a principal responsável por promover e executar ações que envolvam a temática do empreendedorismo na UFMA. São diversos projetos e atividades que estão sendo desenvolvidos para incentivar e apoiar o empreendedorismo articulado à inovação na instituição.

Para abarcar essa demanda, a Demp está desenvolvendo, entre outros projetos, uma pesquisa sobre o perfil empreendedor dos graduandos e pós-graduandos da instituição. A iniciativa tem por objetivo conhecer o perfil empreendedor e inovador dos discentes, buscando entender e fomentar ainda mais o engajamento da comunidade acadêmica em processos de inovação.

A pesquisa promete alcançar discentes para aplicar na prática os conhecimentos científicos ou ideias criativas para a solução de problemas reais, por meio do espírito empreendedor. O formulário para ser respondido pelos alunos graduandos está disponível no Sigaa, em forms.gle/yUAw4CUVUFKroXmd9, e aos pós-graduandos em docs.google.com/forms/d/1IQJMbsyPotgk_14dQCniv_RHqZdCvTcACJVNtg5i50w/edit?ts=5faaf5c7&gxids=7628.

Outro projeto da Demp é o Programa de Pré-Incubação de Ideias e Negócios Inovadores de alunos de graduação e pós-graduação, em que, nos meses de abril, maio e junho, serão disponibilizados aos inscritos diversos cursos de capacitação. O programa, que tem por objetivo principal fortalecer o empreendedorismo entre os estudantes de graduação e pós-graduação, ofertará os seguintes cursos:

• Análise do Problema;
  • Persona;
  • Proposta de Valor;
  • Modelo de Receita e Consumidores;
  • Jornada do cliente;
  • Branding e marca;
  • Formação de times vencedores;
  • Inovação e empreendedorismo na academia;
  • Cenários Prospectivos para Negócios Inovadores;
  • Inteligência artificial aplicado a startups;
  • Como fazer um pitch.

O prazo final para participar da programação vai até o dia 31 de março de 2021.

Além dessas atividades, a Demp participará, em maio, do Ciclo Empreendedor Universitário (CEU), que será realizado por meio de transmissão ao vivo pelo YouTube todas as terças-feiras, das 19h às 20h30. O evento será gratuito e vai contar com a participação de diversas instituições abordando o tema “Conheça o Ecossistema Empreendedor Presente no Estado do Maranhão e Como Transformar em Futuros Negócios”.

Por: Daphne Ramos e Keliane Costa/Ageufma