Colun realiza formatura do ensino fundamental

publicado: 30/01/2024 13h28, última modificação: 30/01/2024 13h28
8e5441e2-0c28-4ad6-8043-42cf4d845f3b.jpeg

Com sentimento de dever cumprido, o Colégio Universitário (Colun) da UFMA realizou, na noite dessa sexta-feira, 26, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, a formatura do 9°ano das turmas de 2023. A ocasião marca o encerramento de um importante ciclo na vida dos alunos e a abertura de um novo momento tão importante quanto: o Ensino Médio.

Para o professor Romildo Sampaio, pró-reitor de ensino da Universidade, ocasiões de comemoração como essa integram a construção acadêmica e pessoal de todos os alunos formados e, como afirma, a tendência tem sido o retorno deles, tanto para o ensino médio quanto, posteriormente, para o ensino superior.

“Por meio disso, a UFMA demonstra que oferece não só uma pós-graduação e uma graduação de qualidade, mas também um colégio de aplicação, que nos orgulha muito e que apresenta indicadores de qualidade muito positivos. Então, isso corrobora tudo aquilo que falamos em termos de fazer da Universidade uma instituição de qualidade em todos os seus cursos e níveis de ensino ofertados”, comentou o pró-reitor.

A professora Fernanda Lopes Rodrigues, coordenadora do ensino fundamental do Colun, ressalta a importância dessa celebração, pois, como afirma, o Brasil ainda é um país onde existem crianças e adolescentes que não têm condição de frequentar uma escola, por motivos de desigualdade, abandonam o ensino fundamental ou médio. “Ver esses alunos concluindo essa etapa e em uma escola de excelência, como o Colun, é motivo de especial celebração para nós, para eles e para a família deles. Além de, naturalmente, marcar a transição deles para o ensino médio, seja conosco ou em outras escolas”, afirmou.

Na ocasião, os discentes tiveram a oportunidade de homenagear os professores que mais marcaram durante suas trajetórias pelo ensino fundamental, entre eles, Ozeas Lobato, da disciplina de Matemática, padrinho da turma B. O professor afirma que, como todo ano, esse foi um pouco diferente e um pouco melhor, e a sensação, para ele, é de dever cumprido. “A gente trabalha para que nossos alunos consigam espaços, cresçam e evoluam, e ficamos felizes quando vemos que eles conseguem não só passar, mas evoluir. É uma satisfação que a gente como docente tem, principalmente nesses momentos, em que a gente vê que eles estão felizes todos e estamos com nosso dever cumprido”, expõe.

A oradora Gabrielly Yasmin Martins Silva, em nome dos formandos, ressaltou a passagem de mais uma fase de suas vidas, definindo como um momento de gratidão por tudo que lhes foi permitido viver, aprender e conquistar durante esse ciclo. “Não é tão simples assim dizer que este é o fim, pois, depois de tudo que passamos e experimentamos, acredito que falo por todos os alunos ao afirmar que, no Colun, formamos vínculos e memórias. Neste momento, expressamos não apenas as despedidas de mais uma etapa de nossa vida, mas também o entendimento de que é necessário entender que se abre uma nova porta diante dos nossos olhos, um novo ciclo que se iniciará”, discursou.

Daniel de Oliveira Viegas, discente da turma A, conta que está no colégio desde o 5º ano, e, para ele, o sentimento é de emoção e de gratidão por todo mundo com quem pôde conviver durante esses 5 anos. “Eu tenho certeza de que eu vou levar para minha vida toda, por isso agradeço também a todos os professores que estiveram com a gente durante esse período, eles acabaram ensinando a gente coisas além das matérias de sala de aula. Eu vou continuar no Colun, já fiz minha matrícula.  Entrar agora no Ensino Médio é saber que haverá mais responsabilidades e mais deveres, pois estamos crescendo. Costumo dizer que, a cada dia, a responsabilidade aumenta cada vez mais. Eu tenho certeza que vai se tornar mais difícil, mas nós somos fortes para suportar tudo e, daqui a três anos nós vamos estar nos formando também no ensino médio”, finalizou.

Por: Juan Terra

Fotos: Juan Terra