Notícias

Colégio Universitário promove Jornada Internacional de Educação Pública 2025

publicado: 27/01/2025 12h36, última modificação: 27/01/2025 12h36
948aabb0-c41a-4495-b9c2-4b3d0a6ed315.png

 

Com a temática “Primeiro quarto do século XXI: análises, caminhos e perspectivas na/para a educação pública”, o Colégio Universitário (Colun), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vai promover a Jornada Internacional de Educação Pública 2025 (Joinep). O evento será nos dias 26 e 27 de fevereiro, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na UFMA.

A Joinep tem por objetivo estimular a produção de conhecimento científico e formativo, por meio de experiências vivenciadas entre pesquisadores, profissionais da educação, acadêmicos, estudantes e familiares, expandindo e aprofundando a inserção da comunidade científica nas áreas de conhecimento.

Na organização, estão envolvidos oito comissões e a coordenação geral. A coordenadora geral do evento, Alessandra Belfort Barros, destaca a importância da Joinep para a comunidade acadêmica e geral. “A Jornada Internacional de Educação Pública (JOINEP) 2025 ocorre em um momento emblemático: o fechamento do primeiro quarto do século XXI. Observa-se que os primeiros ​​25 anos deste século têm sido marcados por profundas transformações econômicas, sociais, políticas, culturais, ambientais e tecnológicas que impactam diretamente a educação pública”, comentou.

Estudantes de graduação, docentes, estudantes da Educação Básica, coordenadores pedagógicos, gestores, pesquisadores e a comunidade em geral, podem participar da programação.

Segundo Alessandra, a Jornada Internacional de Educação Pública vai proporcionar a reflexão sobre as mudanças na educação pública e promover o diálogo entre atores da educação. “A importância da JOINEP 2025 se justifica por possibilitar a análise dos impactos das transformações do século XXI na educação pública, por meio da promoção de debates sobre como as mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais, ambientais e tecnológicas têm afetado essa educação, buscando compreender os desafios e as possibilidades que se apresentam;  refletir sobre o seu papel na formação de cidadãos críticos, éticos e autônomos, bem como possibilitar o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre diferentes atores da educação, tendo em vista o seu fortalecimento como um direito humano fundamental”, concluiu.

A submissão dos trabalhos para a Joinep estará aberta até 2 de fevereiro. Para a submissão dos projetos, listamos algumas informações:

- Para os interessados em apresentar trabalhos, será cobrada uma taxa de R$ 45,00, destinada a cobrir os custos de publicação dos anais na editora EVEN (incluindo ISBN e DOI) e dos e-books (também com ISBN e DOI) com selo da editora UFMA;

- Formas de apresentação dos trabalhos: apresentação oral, banner/pôster, minicurso e oficina;

- Para a comunicação oral e banner/pôster, a submissão deve ser realizada em formato de resumo expandido, com um máximo de cinco autores. Além disso, o trabalho deve seguir as diretrizes do template presente no link de inscrição;

- Os minicursos e oficinas podem ter no máximo quatro autores. Os trabalhos devem seguir as diretrizes do template presente no link de inscrição.

As inscrições para participar do evento e a submissão dos trabalhos devem ser realizados pelo site, disponível aqui

Por: Aline Vitória

Revisão: Jáder Cavalcante

Divulgação: Paulo Miranda

registrado em: