Notícias

Colégio Universitário da UFMA promove a segunda edição do Recital Conexões

publicado: 18/12/2024 07h28, última modificação: 18/12/2024 07h28
0ea24d4d-db53-4def-a534-0ac4122d0a1b.jpeg

 

Nessa segunda-feira, 16, o Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou a segunda edição do Recital Conexões, representando o encerramento do semestre do Projeto Cápsula Musical. Durante o ano, o projeto oferece oficinas, e o resultado dessas atividades é apresentado no recital.

Discentes, docentes, técnicos, familiares e a comunidade do entorno da UFMA participam da iniciativa. Nesse sentido, a coordenadora do projeto, Eliza Oliveira, destaca as oficinas que são promovidas e a presença de graduandos da Universidade. “No Projeto Cápsula Musical, nós temos oficinas de canto coletivo — o coral, teclas, cordas, percussão e instrumentos de sopro. Nós temos também como monitores e estagiários, os alunos da graduação de música. Então, o projeto tem dado muito certo, a comunidade escolar tem abraçado, e o sucesso é geral”, compartilhou.

O diretor do Colun, Paulo Sérgio Pereira, destacou o engajamento dos docentes na iniciativa e ainda pontuou a importância da atividade. “É um projeto desenvolvido pelos professores de música e tem por objetivo inserir a música dentro do contexto escolar de uma maneira, não só lúdica, mas também educativa fazendo com que nossos alunos, professores e funcionários possam participar dessa atividade que torna o processo de ensino e aprendizagem da música mais atraente e mais interessante. Lembrando que o projeto é aberto à comunidade, não só a comunidade escolar, mas a comunidade do entorno.”

Um dos estudantes que participou do recital destacou a importância do evento, ressaltando que ele reuniu um público diversificado em um único espaço, proporcionando a oportunidade de apreciar a música e evidenciando seu poder de unir as pessoas.

Iniciativas como essa despertam nos discentes o interesse em estudar e aprimorar suas habilidades nas artes, nesse caso, na música, além de estimular a parceria com pessoas de fora do ambiente escolar, convivendo com outras realidades. Por fim, o projeto pode incentivar os estudantes que se identifiquem na área a seguirem nesse eixo e aproveitarem a Universidade para ampliar os conhecimentos na música. 

Por: Aline Vitória

Fotos: Arthur Venâncio 

Revisão: Jáder Cavalcante

Divulgação: Paulo Miranda

 

registrado em: