Colação marca a graduação de 230 formandos de 22 cursos dos centros de Ciências Biológicas e da Saúde e de Ciências Sociais

publicado: 02/03/2023 07h48, última modificação: 02/03/2023 07h48
A cerimônia de grau do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Centro de Ciências Sociais ocorreu no Centro de Convenções da UFMA
331094a3-5409-48a9-a537-7a34fe47950b.jpeg
COLAOCCBSECCSO_meio.jpg

Na noite de ontem, 28 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de colação de grau dos formandos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Sociais (CCSo) do Câmpus São Luís, que completaram o curso no segundo semestre de 2022. Ao todo, graduaram-se 230 estudantes, entre eles, dois alunos cegos, Ronilson Almeida Vieira e Jackson Ferreira, dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e de Comunicação Social – Rádio e TV, respectivamente . "Hoje é uma festa de consagração desse momento de vitória. Chegar a um curso superior e concluí-lo em uma universidade de referência como a UFMA é digno de muito respeito e aplausos”, comentou o reitor Natalino Salgado.

Para a formada em Pedagogia Jéssica Sodré Machado (foto abaixo), de 31 anos, que tem uma filha de 2 anos de idade, os professores foram os verdadeiros degraus que serviram de base para a sua formatura. “Graduar-me é uma realização de vida, uma vez que a UFMA contribuiu muito para a minha formação acadêmica. Sairei da Universidade uma nova pessoa, com pensamento crítico e opiniões formadas sobre diversos assuntos. Pretendo, portanto, trabalhar cada vez mais, a fim de ser reconhecida profissionalmente como 'professora Jéssica', mas ainda incentivar meus alunos para que tenham uma vida melhor”, completou.

Oriunda de uma família humilde no interior do Maranhão, a formada em Administração Vanessa Nascimento dos Santos, de 25 anos, revelou que ingressar em uma universidade federal foi uma das maiores barreiras que já quebrou em meio a tantos impasses. “A UFMA, em seu papel social de educadora e acolhedora, deu-me forças, segurança e a esperança de que posso ir muito além do que já consegui chegar. Aliás, a Instituição proporcionou-me outras oportunidades fora da vida acadêmica. Fui bolsista por dois anos consecutivos e, inclusive, consegui ingressar no mercado de trabalho”, disse.

Os cinco anos lutando e se esforçando por uma profissão, foi realmente prazeroso para Victor Miguel Araújo da Silva, de 22 anos, formado em Direito. “Quando penso no que a Universidade ofereceu-me nestes últimos cinco anos, lembro-me dos meus professores, que foram profissionais excepcionais. Portanto esses grandes momentos ficarão guardados com muito carinho na minha memória e no meu coração”, reconheceu.

Andar pelo Câmpus, em suas palavras, o torna nostálgico ao perceber que o fim do ciclo acadêmico foi completado. “Para além do sentimento de nostalgia, há também muita felicidade e realização pessoal. Principalmente, em uma coisa que me agrada muito e que pretendo continuar me dedicando por toda a minha vida, que é o direito”, expressou, com emoção.

Veja as fotos

A oradora oficial, Isabela Moraes Furtado, formada no Bacharelado em Educação Física, salientou a importância das escolhas e gratidão, e parafraseou o profeta bíblico Samuel. “Em primeiro lugar, agradeço a Deus por essa conquista e, sobretudo, expressar a minha imensa gratidão em poder representar as turmas de grandes sonhadores que vislumbram um mundo repleto de grandes conquistas a serem desbravadas. As escolhas que fazemos definem quem, de fato, somos. Hoje, escolhemos ser gratos, pois a gratidão enche nossos corações de amor e esperança para buscarmos a cada dia e a cada amanhecer sermos melhores e, com isso, irmos além. Fechamos esse ciclo com a certeza que colamos grau neste dia, sendo pessoas ainda melhores do que fomos quando iniciamos essa jornada, cuja trajetória não se encerra aqui. Ressalto, portanto, as sábias palavras do profeta Samuel: ‘até aqui nos ajudou o senhor!’. Valeu a pena. Muito obrigada a todos”, discursou.

A docente Maria Tereza Rodrigues Araújo, do curso de Ciências Imobiliárias, paraninfa oficial dos formandos 2022.2, em seu discurso, saudou o professor  do mesmo curso Ariel Clodoaldo Magalhães Costa, que foi homenageado com a escolha de seu nome para turma do curso de Ciências Imobiliárias e que, devido a sequelas da covid-19, deixaram de desfrutar o seu convívio por conta de seu falecimento.

“Precisamos reconhecer que, neste momento de celebração, os sentimentos de alegria e de um certo saudosismo se fazem presente, porém este último não tira o brilho desta noite, tendo em vista o contentamento interior de dever cumprido nesta etapa da vida que contagia de orgulho os familiares e amigos que acompanharam esta jornada árdua, de dedicação e também muitas vezes de subtração do convívio familiar para atender as atividades acadêmicas. Lembrem-se que a UFMA é referência em ensino, pesquisa e extensão e busca sempre a excelência para atender à comunidade universitária e à sociedade. Diante disso, guardem sempre para recordar, nos desafios que vierem enfrentar, a inscrição contida no brasão da nossa Universidade: ‘a vida é combate’”, argumentou a paraninfa.

Saiba mais

O segundo dia da cerimônia foi realizado para conceder o grau aos estudantes dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Imobiliárias, Comunicação Social – Rádio e TV, Comunicação Social – Relações Públicas, Comunicação Social – Jornalismo, Direito – matutino, Direito – noturno, Bacharelado em Educação Física, Licanciatura em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Hotelaria, Nutrição, Oceanografia, Pedagogia – noturno, Pedagogia – vespertino, Serviço Social e Turismo.

Confira a cerimônia completa:

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras