Notícias

Colação de Grau: porta aberta para a vida profissional

publicado: 29/08/2023 20h12, última modificação: 29/08/2023 20h13
Cerimônia de colação de grau reuniu formandos do CCBS e CCET
4f46e4fd-5b7d-41fe-9c59-f2d15f4fd73e.jpeg

 

O Centro Pedagógico Paulo Freire, na UFMA, foi o cenário para o grande dia dos formandos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e as Engenharias Aeroespacial, Ambiental e Sanitária, Civil, Computação, Elétrica, Mecânica e Química, que ocorreu ontem, 28, com a presença de professores e familiares dos alunos.

A solenidade de Colação de Grau, referente ao CICLO I do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, do primeiro semestre de 2023, marcou o fim de um ciclo e uma porta aberta para a construção de uma carreira profissional com infinitas oportunidades. 

Em clima de celebração, Mayla Oliveira, aluna do curso de Nutrição, não escondeu o sentimento de gratidão pela conquista. “Meu sentimento é de gratidão. Principalmente, por atravessar uma pandemia e, com a graça de Deus, conseguir formar-me”. 

Representando o reitor Natalino Salgado na cerimônia, o vice-reitor, professor Marcos Fábio, ressaltou o papel da Universidade na formação de profissionais. “A Universidade é uma formadora de recursos humanos. A gente espera, então, que ela cumpra seu papel e que esses alunos possam ingressar no mercado de trabalho fazendo bonito com o que aprenderam e os que vão pra a pós-graduação possam ir da melhor maneira possível”.  

Durante a solenidade, os discursos foram recheados de recordações de momentos alegres e difíceis da graduação, mas tiveram também felicitações e palavras de incentivo. A paraninfa oficial, Sally Cristina Moutinho Monteiro, do Curso de Farmácia, destacou as conquistas da colação de grau e encorajou os formandos para as próximas etapas da vida. “Agradeçam a Deus o privilégio de viver e por terem atingido o pico da montanha. Sempre que pensarem em desistir, lembrem a lição da fênix, que, numa determinada fase da vida, troca as penas, fonte de proteção, e o bico, fonte de sobrevivência, e renasce. Vocês são capazes.”. 

A felicidade de Mateus Felipe Moraes, formando do curso de Engenharia Mecânica, era espelhada no sorriso da mãe, Emília Moraes, que acompanhou a árdua rotina de estudos do filho, e celebrou a colação com o sentimento de dever cumprido. “É meu segundo filho [que se forma]. É uma emoção imensa. Um sentimento de dever cumprido. Você observa o sufoco que passou, a correria, mas, sempre agradecendo a Deus, chegamos até aqui. Ele concluiu. Deu tudo certo.”.

Confira alguns registros da solenidade.

 Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: