Colação de Grau: êxito depois das dificuldades emociona Centro de Ciências de São Bernardo

publicado: 02/10/2023 19h16, última modificação: 02/10/2023 19h16
ce68f6a8-6884-4664-b654-6bdeb99834e2.jpeg

Na última sexta-feira, 29, cinquenta formandos dos cursos de Ciências Humanas – Sociologia, Ciências Naturais – Química, Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, Linguagens e Códigos – Música e Bacharelado em Turismo receberam o grau na cidade de São Bernardo, no Maranhão. A solenidade de colação de grau marcou a inserção de novos profissionais de diferentes áreas do conhecimento no mercado de trabalho de São Bernardo e municípios adjacentes.

Para muitos desses novos profissionais, a colação de grau marca o fim de um ciclo, em que dificuldades e realização de sonhos andaram juntos. Para a formanda Maria da Conceição Portela Rocha, do curso de sociologia, o sentimento é de gratidão. “Sentimento de gratidão. Porque foi todo um processo nesse período, tive perdas familiares, um monte de coisa aconteceu só que eu não desisti. Tinha tudo para eu ter desistido mas eu não desisti. É um sentimento de gratidão e felicidade por estar concluindo meu curso”, expressou a formanda.

Em seu discurso para os novos profissionais, o paraninfo oficial, o professor doutor Thiago Pereira Lima, do curso Ciências Humanas – Sociologia, falou sobre esperança, relembrou os desafios superados, como a pandemia e o ensino remoto, e enfatizou a crença na educação para conquistar o grau nesta cerimônia.

“É tempo de esperançar! Uma nova estação se abre se abre para vocês nesta noite. Nós sabemos da das dificuldades que vocês passaram. [...] Apesar de tudo isso, vocês estão aqui. [...] Vocês acreditaram na educação. Foram resistentes, poderosos e vitoriosos! Permaneceram na UFMA, cheios de desejos, expectativas, sonhos planos e projetos. [...] Muitos de vocês fazem parte da primeira geração familiar com acesso ao ensino superior. Vocês têm dimensão dessa vitória? Olhe para os céus e vejam as estrelas. É tempo de esperançar.”, incentivou o paraninfo.

O diretor Centro de Ciências de São Bernardo, Jefferson Almeida Rocha, destacou o sentimento de dever cumprido na formação de mais profissionais para a região. “Para gente é muito gratificante estar participando de mais uma colação de grau. É um momento de finalização para esse alunos, que têm diversas dificuldades, viemos de um momento pandêmico tão conturbado e chegar ao êxito deles, então para gente é um momento de festa, muita alegria de muita satisfação formar novos professores para o nosso Baixo Parnaíba. Profissionais qualificados para chegar ao mercado de trabalho. É um sentimento de dever cumprido.”, celebrou o diretor.

Em 10 anos, o Centro de Ciências de São Bernardo já formou mais de 2.000 profissionais que têm impactado a educação na região do Baixo Parnaíba. Segundo o diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, a perspectiva é que, nos próximos anos, os profissionais formados em São Bernardo possam suprir a demanda de professores da região.

“Por aqui já se formaram mais de 2.000 alunos, a grande maioria docentes, que já estão trabalhando na região e estão trazendo seus alunos para conhecer a universidade, através do nosso projeto de extensão. Então, esse é o impacto que vai continuar fazendo com que a gente saia daquela linha do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que está um pouco baixa. A gente pretende que, nos próximos 10 anos, a nossa região possa suprir essa demanda de professores mais qualificados e aumentar esses indicadores da educação básica”, avaliou Jefferson Almeida Rocha.

Álbum de fotos - clique aqui

Durante a solenidade, também houve entrega do Prêmio Mérito Estudantil aos discentes Luciano Silva Costa, do curso Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa; Roney Rodrigues do Monte, do curso Linguagens e Códigos – Música; Sabrina Kel Silva Alves, do curso Bacharelado em Turismo; Wesley de Sousa Silva, do curso Bacharelado em Turismo, e Rafael dos Reis, do curso Linguagens e Códigos – Música.

Encerrando os discursos, o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos desejou bons caminhos para os formandos. “Por fim, desejamos que todos vocês, que agora se formam, tenham a competência necessária para atender aos requisitos que o mundo exige, como profissionais e como seres humanos. E que possam colocar sua profissão a serviço do engrandecimento da sociedade, aqui ou por onde forem.”, concluiu.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade