Colação de Grau do centros de Ciências Humanas e de Ciências Exatas e Tecnologias gradua alunos de 26 turmas

publicado: 01/03/2023 11h51, última modificação: 01/03/2023 11h51
ccac2373-52bf-42a3-bba2-f34717cdd8ed.jpeg

Na segunda-feira, 27, no Centro de Convenções da Universidade Federal Maranhão, ocorreu a solenidade de colação de grau de 26 turmas do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET) e do Centro de Ciências Humanas (CCH), referentes ao segundo semestre de 2022. Momento ímpar dentro da vivência universitária, a cerimônia foi transmitida por meio do canal oficial da Universidade no Youtube e foi presidida pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho.

Acompanhados dos familiares e trajando a vestimenta tradicional para a ocasião, a beca e o capelo, os formandos, entre uma foto e outra (ou várias), relembravam suas trajetórias e sacrifícios enquanto aguardavam o momento de receber o diploma. Mirelle Lima Pereira Ribeiro (foto abaixo), que veio de Alcântara para estudar na UFMA em 2018, obteve o grau em Licenciatura em Teatro após cinco anos no curso. Para ela, a experiência na Universidade foi marcante, pois lhe permitiu entrar em contato com outras realidades.

"Foi uma etapa muito transformadora e eu estou muito feliz de concluir esse processo. Quando eu cheguei na cidade de São Luís, era uma coisa totalmente diferente para mim. Como estamos nos formando professores, era interessante conhecermos a fundo a comunidade ao redor da UFMA. Para mim, poder proporcionar a arte, a cultura e a educação por meio do meu curso foi muito importante. Minha mãe, que infelizmente não está mais conosco, sonhava em entrar na universidade e poder realizar isso por ela significa muito”, afirmou a estudante graduada.

Paulo Sérgio da Silva Muniz (foto abaixo), egresso do Bacharelado em Matemática, demonstrou satisfação com a conquista do diploma e enfatizou o valor da UFMA na sua formação. “É muito gratificante, depois de todo o nosso esforço, poder chegar nesse momento. O Bacharelado em Matemática é um curso exigente e é preciso muito estudo e perseverânça para concluí-lo. A UFMA é um espaço valioso de aprendizado e levarei para a vida vários dos ensinamentos que fizeram de mim uma pessoa e um profissional melhor", ressaltou.

Segundo o pró-reitor de Ensino, professor Romildo Martins Sampaio, a formatura representa, ao mesmo tempo, a conclusão de um ciclo e o começo de uma nova etapa na vida destes novos profissionais. “Trata-se de um momento que possui um simbolismo muito grande. Para nós, a sensação é de dever cumprido, pois oferecemos as melhores condições para que eles se tornassem indivíduos qualificados e competentes, para poderem ingressar no mercado de trabalho", pontuou.

O reitor Natalino Salgado relembrou o tom de celebração do evento. "É um momento de festa e de acolhimento dos nossos alunos e seus familiares. O Centro de Convenções, que teve suas obras concluídas em 2012, nos permite fazer esta festa com dois Centros tão importantes da UFMA. É um sinal de que a Universidade está se normalizando e retomando seu calendário de atividades", afirmou.

Saiba mais

Estiveram presentes na mesa da solenidade, além do reitor Natalino Salgado e do pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, professor Walber Lins Pontes;  a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Marília Cristine Valente Viana; o pró-reitor de Assistência Estudantil em exercício, professor Flávio de Oliveira Pires; a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, professor Fernando Carvalho Silva; a superintendente do Hospital Universitário, professora Joyce Santos Lage; o diretor do CCET, Auro Atsushi Tanaka; e o diretor do CCH, Luciano da Silva Façanha.

Confira a transmissão completa:

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Vera