Colação de Grau: BICT forma maior turma desde a criação do curso

publicado: 30/01/2024 13h29, última modificação: 30/01/2024 13h29
Mais de oitenta alunos receberam o grau de bacharel
339728d9-e6b7-4aa3-9f94-65b238b9e8aa.jpeg

“Saber que cheguei até aqui é muito gratificante.” O sentimento de gratidão expressado pela discente Emanuelle Silva foi predominante na cerimônia de colação de grau do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), que ocorreu na última sexta-feira, 26, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e marcou o encerramento do primeiro ciclo da formação de 83 estudantes, a maior turma de formandos em dez anos de existência do curso, possibilitando opções tanto no prosseguimento em uma das seis engenharias oferecidas pela UFMA ou direto no mercado de trabalho.

Emanuelle, que vai seguir para a Engenharia da Computação no segundo ciclo, ainda destacou o desafio do curso. “É um curso bem complexo, é tipo um filtro para onde a gente vai se guiar”, pontuou a formanda. Ela é a primeira filha da dona Silvana Fernandes a passar pelo ritual da colação de grau. O feito também foi muito festejado pela família. “É uma benção de Deus, primeiramente agradecer a Jesus. É uma vitória para a gente, estamos muito felizes”, celebrou dona Silvana.

Assim como Emanuelle, a formanda Elizabeth Penha, que vai seguir para a Engenharia Civil, também comemorou a passagem pelo BICT. “É uma sensação muito boa porque é uma coisa que eu almejava muito, que é a Engenharia Civil. Passei pelo primeiro ciclo e agora vou cursar o segundo. Futuramente, quero ser uma boa engenheira, até porque eu vou me formar na melhor universidade do Maranhão”, compartilhou Elizabeth.

O coordenador do BICT, Igo Torres Lima, destacou o grande número de formandos e a satisfação de concluir esta etapa na formação dos discentes. “Essa é a maior turma que já colou grau no BICT, foram 83 alunos formados no total. Então, estamos muito contentes e satisfeitos pelos alunos, pelos familiares e também por todo o curso BICT com a conclusão de mais uma etapa e com a formação de grandes profissionais”, revelou o coordenador.

Para a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento, que representou o reitor Fernando Carvalho na solenidade, “as formaturas são sempre momentos de muita felicidade, não só para os alunos, mas para nós, docentes, para toda a gestão e para os familiares. São bacharéis que entram na comunidade e certamente farão a diferença. O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é um marco na Universidade. É um sonho institucional que se concretizou e hoje a gente há mais de oitenta alunos se formando. Tudo que a gente espera é a formação de cada vez mais cientistas, a inovação tecnológica dentro da Universidade”.

Em um discurso que arrancou aplausos da plateia, a professora Janyeid Castro, escolhida como paraninfa da turma, enalteceu as características do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, a importância dele para o estado, falou dos desafios da educação brasileira e foi enfática ao falar do que significou aquele momento para os 83 formandos.

“Celebrar a colação de grau de vocês significa muito mais que contribuir para melhorar os percentuais de qualquer estatística. É, antes de tudo, uma possibilidade real de termos pessoas capazes de contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso estado, além de uma aclamação pela vitória de toda uma jornada, apesar das limitações que tiveram no percurso. [...] Apesar do período de incertezas e de toda a dificuldade que encontraram no ingresso do ensino superior e em boa parte dele, vocês não desistiram, foram aguerridos pelos seus ideais, por isso merecem o nosso reconhecimento merecem os nossos aplausos”, destacou a paraninfa.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade