Notícias
Cerimônia de colação garante o grau a quarenta alunos dos cinco cursos do Centro de Ciências de São Bernardo
Um espaço de lazer e saúde virou local de muita emoção e alegria na noite dessa sexta-feira, 10, quando, no ginásio do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), ocorreu a cerimônia de Colação de Grau de quarenta estudantes dos cursos de Ciências Humanas – Sociologia, Ciências Naturais – Química, Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, Linguagens e Códigos – Música e Bacharelado em Turismo, referente ao segundo semestre de 2022.2. A solenidade, inclusive, foi local de garantia de mais experiências valiosas a cinco alunos do curso de Turismo e uma de Ciências Humanas – Sociologia que se voluntariaram a colaborar com a Coordenação de Relações Públicas e Cerimonial da UFMA no evento.
Para Franciele Araújo de Oliveira, do curso de Turismo, a cerimônia representou a superação dos obstáculos. “Não foi fácil, pensei em desistir e ainda hoje estou me adaptando ao modo remoto, mas, aos poucos, vamos vencendo. Tivemos que enfrentar muitas coisas, a internet às vezes caía no meio da aula, parava tudo no meio de uma apresentação. Porém os professores justamente sempre diziam para não desistirmos”, declarou.
Mariane Gomes Garcez, formanda do curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, acompanhada dos pais, avós, tios e primos, declarou que o apoio da família foi essencial para continuar os estudos. “Minha família foi fundamental, não teria chegado aqui sem eles, pois me ajudaram financeiramente, me encorajaram, meus pais sempre me incentivaram a estudar. Quem sabe no futuro eu até faça um mestrado”, revelou.
O paraninfo oficial que representou todos os docentes na solenidade, o professor do curso de Ciências Naturais – Química Josberg Silva Rodrigues, realçou a luta dos alunos em meio às dificuldades tecnológicas e até geográficas impostas pelo período de pandemia, superadas com muita força de vontade. “Tenho certeza de que todos vocês estão preparados para enfrentar as dificuldades da vida profissional e continuar estudando. Sei que o caminho não é fácil E não é curto, no entanto, ao percorrê-lo, é necessário não ceder aos percalços”, aconselhou.
O orador oficial, o formando Arnaldo Rodrigues da Silva, do curso de Ciências Humanas – Sociologia, relembrou as fases de insegurança vividas pelos alunos e professores com o isolamento social, destacou a união da comunidade acadêmica e agradeceu muito a colaboração dos docentes para dar continuidade aos estudos: “Graças a vocês, amamos a nossa carreira, bem como nos inspiraram a sermos pessoas e profissionais melhores. Vocês nos tornaram pessoas diferentes e, principalmente, nos deram ferramentas necessárias para desempenharmos um novo papel na sociedade e alcançarmos os nossos objetivos”.
O vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, representando o reitor Natalino Salgado, fechou os discursos com exaltação às conquistas dos formandos e ao papel da Universidade nessa etapa de vida dos alunos. “Neste momento ímpar, quero deixar aqui palavras de felicidade e desejos de um grande sucesso para todos vocês. Há pouco tempo, fomos obrigados a conviver com um cenário de crise sanitária que impactou o nosso funcionamento institucional. Superamos essa fase com o esforço de toda a comunidade, com criatividade e trabalho contínuo. Nós, que fazemos a gestão da UFMA, queremos desejar que os horizontes lhes sejam os mais amplos possíveis. Que vocês possam colocar sua profissão a serviço do engrandecimento da sociedade, aqui ou por ondem forem”, discursou.
Durante a solenidade, também houve entrega do Prêmio Mérito Estudantil aos discentes Marielle Costa Santos, do curso de Ciências Humanas – Sociologia; Eugênio Araújo Rodrigues, de Ciências Naturais – Química; Rafaela Freitas da Silva, de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa; Erik Gabriel Cunha Linhares, de Linguagens e Códigos – Música; e James dos Santos Oliveira, de Turismo.
Saiba mais
Além do vice-reitor, participaram da solenidade de colação de grau do CCSB o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi Andrade; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; o diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, Jefferson Almeida Rocha; a diretora de Extensão, Li-Chang Shuen Cristina; a diretora da Divisão de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, Luciana Alves da Silva, e o chefe da Divisão de Extensão da Proec, Alden Makel Pontes Almeida.
Por: Luciano Santos
Fotos: Luciano Santos
Revisão: Jáder Cavalcante