Notícias
Centro de Ciências de Pinheiro outorga grau a 29 novos profissionais da Baixada Maranhense
Gratidão e superação. As palavras que definiram os 29 formandos do primeiro semestre de 2025 do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPI) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A cerimônia de colação de grau foi realizada na noite dessa terça-feira, 30, no auditório do CCPI.
Vindos de diferentes lugares e com histórias únicas, os formandos celebraram, ao lado de familiares, amigos e professores, o encerramento de uma jornada com a conquista do diploma de ensino superior.
Do quilombo Porto do Nascimento, o formando do curso de Engenharia de Pesca Ryan Furtado Silva buscou o ensino superior tendo como inspiração o seu irmão. Ao deixar sua comunidade para viver na cidade de Pinheiro, enfrentou desafios pessoais e acadêmicos, mas, no fim desse ciclo, expressou alívio e satisfação por tê-los superado. “É aliviante, devido à trajetória que eu percorri desde 2019 até aqui. Não foi fácil, não só pelo período acadêmico, mas também pela minha vida pessoal, que passou por várias dificuldades: desde a vinda pra cá, morar em outra cidade, conhecer outras pessoas, largar minha família e fazer amizades. Mas eu me sinto satisfeito, porque aqui eu pude reconstruir todo esse ciclo de amizade e conseguir me formar nessa que é muito linda, que é a Engenharia de Pesca”, ressaltou.
Para a formanda de Ciências Naturais – Biologia Paula Cristina Silveira, a colação de grau representa o fruto de anos de dedicação e a abertura de oportunidades no mercado de trabalho. “É um momento de alegria. São anos de dedicação aqui na Universidade, quando chega esse momento, a gente fica muito feliz. É uma porta que se abre para oportunidades, para conseguirmos entrar no mercado de trabalho, principalmente, na educação, que é o que está se precisando aqui no nosso estado”, enfatizou.
O ensino superior em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, é o sonho de muitos. A UFMA preza pelo ensino de qualidade para todos que passam pela instituição. Com seus 97 cursos de graduação presencial em nove câmpus instalados no Estado do Maranhão, a Universidade garante o ensino, a pesquisa e a extensão como formação em diversos cursos.
Mas além disso, a UFMA se torna um local de acolhimento para diversas pessoas. Jairon Emmanuel Freitas Reis, formando do curso de Ciências Humanas – Filosofia, destacou a UFMA como um espaço de acolhimento e aprendizado e ressaltou a importância da formação na instituição. “A UFMA representa um momento de muito acolhimento e de muita sabedoria também. O curso de Filosofia acabou sendo uma jornada muito interessante, onde eu tive a oportunidade de ter contato com diversos professores muito bons, que me colocaram em contato com obras magníficas como a Filosofia Clássica. Infelizmente, nem todos os colegas conseguiram estar colando grau junto comigo hoje, mas é um momento satisfatório e muito importante, que marca a conclusão de uma etapa muito especial para mim”.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, salientou que a UFMA cumpre seu papel de formar profissionais preparados para o mercado de trabalho e para os desafios da sociedade. “Esse é um dos momentos mais importantes da nossa Universidade. Quando a UFMA entrega para a sociedade os nossos jovens profissionais que vão atuar no mercado, isso mostra que ela está fazendo seu papel de educar e de formar os nossos jovens para que eles possam enfrentar os desafios que a sociedade demanda”, reforçou.
Em consonância, o diretor do Câmpus de Pinheiro, Alexandre Vitor de Lima Fonsêca, salientou que “para a universidade, é satisfatório, e para a cidade também, assim como para o entorno. Pois estamos entregando novos profissionais qualificados pela nossa instituição. Isso representa um ganho muito grande. Nos sentimos muito honrados e com a sensação de dever cumprido, que é oferecer à sociedade aquilo que ela nos paga, que são nossos salários”.
MÉRITO ACADÊMICO
Durante a cerimônia de colação de grau, foi concedido também o certificado de Mérito Acadêmico. O Mérito Acadêmico é uma dignidade universitária instituída pela Resolução N° 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024, que reconhece o excelente desempenho dos discentes que cumpriram requisitos rigorosos. É concedido aos alunos que completaram o curso no tempo padrão estipulado, não tiveram reprovações, trancamentos nem sanções disciplinares e mantiveram um Índice Acadêmico (CR) igual ou superior a 8.
Em Pinheiro, a formanda do curso de Engenharia de Pesca Livia Duailibe Moura foi agraciada com o certificado de Mérito Acadêmico. Livia agradeceu à Universidade o reconhecimento de seu esforço e dedicação ao longo da graduação.
“É muito gratificante, porque a gente se esforça durante toda a graduação, mas nunca espera, assim, que, no final, receba esse reconhecimento tão grande. E receber em nome do meu curso também me deixa muito orgulhosa, porque eu me dediquei de verdade e de coração. Auxiliei no que pude, aprendi o que pude e sempre me esforcei e dei o meu máximo para passar sempre com excelência para todas as disciplinas”, expressou.
Confira as fotos da cerimônia:
Por: Sarah Dantas
Fotos: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante
Divulgação: Paulo Miranda
Ações do documento