Centro de Ciências de Codó celebra a entrega de novos professores para a sociedade

publicado: 22/03/2024 10h05, última modificação: 22/03/2024 10h05
UFMA concedeu grau a 24 formandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia; Licenciatura em Ciências Humanas - História e Pedagogia
bdf8ac7a-e8a8-441d-a985-845463350ba6.jpeg

Na última terça-feira, 24 formandos, dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia; Licenciatura em Ciências Humanas - História e Pedagogia, do Centro de Ciências de Codó, foram protagonistas de uma noite cheia de emoção, que marcou o fim de uma etapa acadêmica.

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, que presidiu a colação em todos os câmpus do continente, mostrou-se confiante com o futuro promissor dos formandos. “Estamos aqui, assim como estivemos em todos os centros da UFMA, participando da colação de grau dos nossos alunos, dos nossos formandos. Nós estamos entregando para a sociedade grandes profissionais, formados na melhor instituição do Maranhão e uma das melhores do Brasil. Com certeza, esses profissionais que nós temos ou podem ir para o mercado, que eles vão ter sucesso nisso, ou eles podem continuar seus estudos nos 72 programas de pós-graduação que a Universidade tem”, declarou o reitor.

Para o diretor em exercício do Centro de Ciências de Codó, José Carlos Aragão, a colação representa um reforço para a educação básica, considerando que o Câmpus de Codó tem a licenciatura como vocação. “Hoje é um momento de festa. Esse pessoal que está se formando hoje são 14 pessoas da área das ciências humanas, 9 da área das ciências naturais e 4 de pedagogia, são excelentes profissionais que entrarão agora para o mercado de trabalho e, consequentemente, ajudarão bastante na formação da educação básica. A gente fica feliz que nesta festa eles estejam aí se integrando ao nosso quadro de docentes para fortalecer as licenciaturas e também a educação básica e, posteriormente, o ensino superior”, pontuou José Carlos.

A educação como começo e fim

Formanda em Ciências Humanas – História, Verônica Alves é um exemplo de como a educação pode transformar vidas. A marca que seus professores deixaram na sua história foi o principal motivo para a escolha da carreira como professora. “Eu escolhi o meu curso baseada nos professores que eu tive durante toda a minha vida, principalmente, do ensino médio. Hoje, eu já faço parte do corpo docente, junto com o professor que me inspirou, o professor Thiago Cruz”, contou.

Colação de Grau Campus Codó 2023.2

Verônica, que é natural de Gonçalves Dias, cidade a 180 km de Codó, reforça o poder transformador da educação para além da vida profissional, mesmo com os desafios enfrentados durante a jornada acadêmica. “Minha passagem pela UFMA foi de uma transformação tanto profissional e estudo quanto pessoal, de crescimento, porque eu vim sozinha, sem ninguém, tive que alugar casa, passei muitas dificuldades e conheci muitas pessoas boas”, pontuou a formanda.

Para Verônica, a conclusão do curso representa um sonho realizado. “A sensação é de um sonho realizado. A nossa área é bem desafiadora, mas, ainda assim, um sonho realizado”.

A primogênita da dona Lucilene Alves, que um dia teve professores que inspiravam, já começa a ser inspiração. “Estou muito feliz e orgulhoso. Verônica, posso dizer, que é meu exemplo. Também vim da minha cidade, ela já estava aqui, hoje eu curso Direito na Uema. Eu vi a determinação dela, a coragem dela para estudar e disse: ‘vou seguir o mesmo caminho’. Então, estou muito feliz, alegre e muito orgulhoso por ela ter trilhado esse caminho e hoje estar aqui se formando”, declarou o irmão de Verônica, Vitor Rian.

Mérito Estudantil

A cerimônia de colação de grau também marcou o reconhecimento dos estudantes que se dedicaram e sobressaíram durante suas jornadas acadêmicas com a dignidade universitária Mérito Estudantil. A honraria, que foi instituída pela Universidade Federal do Maranhão por meio da resolução Consun 361, de 08 de novembro de 2021, é concedida aos discentes que tenham concluído o curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-reitoria de Ensino; não tenham mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos; não tenham reprovações nem trancamentos em componentes curriculares; não tenham sofrido nenhuma sanção disciplinar e tenham Índice Acadêmico (CR) igual ou superior a 8.

Seguindo esses requisitos, receberam o diploma de Mérito Estudantil os formandos: Milena Pacheco Lima, formanda em Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia; Josias Gomes de André Silva, do curso de Ciências Humanas – História, e Eliete dos Santos, formanda do curso de Pedagogia.

“Além de muito surpresa, porque sei que meus colegas também são pessoas excepcionais, eu fiquei muito feliz e muito grata. Não foi fácil chegar até aqui e ser honrada pela Universidade Federal do Maranhão. Para mim, é uma alegria imensa. Então, estou muito feliz, estou em êxtase”, expressou Milena Pacheco Lima, formanda em Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia e uma das agraciadas com a dignidade universitária Mérito Estudantil.

Por: Ingrid Trindade

Produção: Rildo Corrêa