Centro de Ciências de Chapadinha entrega 61 novos profissionais ao mercado

publicado: 12/03/2024 08h03, última modificação: 12/03/2024 08h03
Os formandos são dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas Licenciatura, Engenharia Agrícola e Zootecnia
39adccc7-9588-458d-933a-af8caf520fb7.jpeg

Na última terça-feira, 4, o auditório do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh) foi palco da cerimônia de colação de grau de 61 formandos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas Licenciatura, Engenharia Agrícola e Zootecnia. A solenidade foi marcada por discursos de encorajamento e celebração pelo fim da trajetória acadêmica.

Para o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, essa é mais uma contribuição da Universidade para a sociedade. “Estamos aqui na colação de grau no Centro de Ciências de Chapadinha. O nosso centro aqui é uma referência na área de ciências agrárias e biológicas. E a gente espera que, formando esses profissionais qualificados para o mercado, para atender à necessidade da sociedade, a Universidade cumpra a sua missão, que é, principalmente, formar os nossos discentes”, declarou o reitor.

Participando e acompanhando o dia a dia dos discentes, Marcos Bonfim, diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, compartilha o sentimento de dever cumprido. “Sentimento de dever cumprido. Foi um período muito difícil que nós passamos, a maior parte desses alunos atravessaram parte do curso em uma pandemia, mas a Universidade foi rápida em proporcionar condições para que eles continuassem o curso e hoje se consagram com a finalização de um período de estudos, aprimoramento profissional. O que a gente espera é que eles tenham sucesso na vida profissional em função de tudo aquilo de qualificação que proporcionamos para eles”, afirmou o diretor.

Colação de Grau do Campus Chapadinha 2023.2

Quando saiu da cidade de Tuntum, formar em Zootecnia era o sonho de Carlos Eduardo Leandro Campos, que veio para Chapadinha para fazer a graduação. Agora formado e com sonho realizado, ele vislumbra seu futuro aplicando os conhecimentos adquiridos na propriedade familiar na região central do estado. “Meu sentimento é de gratidão. Quando cheguei aqui, não pensei que me formaria, batalhei muito para estar hoje aqui, então o sentimento que eu tenho hoje é de gratidão, gratidão a Deus por tudo que aconteceu na minha graduação e por tudo que ainda vai vir fruto disso. Como eu já venho de família que já trabalhava, então eu vim para me especializar para voltar para intensificar o que a gente já produz”, afirmou Carlos.

Com tantas emoções envolvidas, Nonália da Silva Conceição, formanda do curso de Ciências Biológicas, destacou o sentimento de realização, dever cumprido nesse momento que marca o início da sua vida profissional. “Sentimento é de dever cumprido porque, como a gente sabe, nós passamos por momentos bem difíceis, então concluir essa graduação e hoje estar finalizando mais essa etapa deixa a gente muito feliz. Já atuo na área, então, o próximo passo é fazer o mestrado”, compartilhou a formanda.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. [...] Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”, com essa citação de Rubem Alves, um importante educador brasileiro, a formanda Raquel Mendes Sousa, do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura e oradora oficial representando os formandos do 2º semestre de 2023, incentivou seus colegas a alçarem voos mais altos em suas profissões: “Voem alto em suas profissões, sejam os melhores sempre em tudo que fizerem, sucesso a cada um de nós”, concluiu.

Já o paraninfo oficial, Jefferson Costa de Siqueira, do Curso de Zootecnia, ao proferir seu discurso, em nome dos demais Paraninfos dos formandos do 2º semestre de 2023, aproveitou para aconselhar os novos profissionais. “Três conselhos. Primeiro: sejam éticos. A ética está relacionada ao sentimento de justiça social, então ajam sempre com lealdade e boa fé. Sem querer levar vantagem. Segundo conselho: busquem a excelência, pois tudo que merece ser feito, merece ser bem-feito, Jamais exerçam suas profissões de maneira medíocre pelo fato de não estarem ganhando a quantia que vocês gostariam de ganhar. Por último, sejam felizes”, assegurou o paraninfo.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade