CCSo, Proec e Proen se reúnem para discutir a Curricularização da Extensão nos cursos do CCSo

publicado: 27/12/2022 18h56, última modificação: 27/12/2022 18h56
02690513-c5dc-4872-8b78-8cbc7ebb68f5.jpeg

No dia 15, por meio do Google Meet, o conselho do Centro de Ciências Sociais (CCSo) se reuniu com representantes da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) para dar continuidade ao processo de discussão e implementação das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação do CCSo.

A diretora do CCSo, professora Lindalva Martins Maia Maciel, explica que, apesar de o CCSo já desenvolver projetos de extensão há muitos anos, os programas pedagógicos estão sendo atualizados de acordo com os recentes documentos normativos de curricularização.

“Tenho buscado as devidas orientações, e, juntamente ao conselho do CCSo, fornecido o apoio para que os presidentes dos NDEs discutam, reflitam e, com base nisso, aprovem a curricularização da extensão”, ponderou Lindalva.

Na reunião, os participantes escutaram a explanação do chefe da Divisão de Ações e Programas (DAP) da UFMA, Marcos Moura Silva, sobre o novo manual de curricularização da extensão da UFMA, e solucionaram dúvidas. Desde a efetivação das novas normas, a diretoria do CCSo tem realizado reuniões a fim de auxiliar na adaptação dos programas pedagógicos.

Essa iniciativa da direção do CCSo, articulada com a Proen e Proec, visando ao apoio às NDEs, já trouxeram também outras autoridades no assunto, como a doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e membra do Conselho Nacional de Educação (CNE), Malvina Tania Tuttman, e a doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membra da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Andréia Nunes Militão.

Saiba +

A “creditação curricular”, conhecida como “curricularização da extensão” consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) visando garantir um percentual mínimo na carga horária dos cursos para as atividades de extensão, em atendimento à Resolução Nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação.

Por: Marcos Augusto

Produção: Bruna Castro