CCBS e CCSo formam 470 alunos em solenidade realizada no Câmpus São Luís

publicado: 04/03/2024 22h14, última modificação: 04/03/2024 22h14
9c2da1f2-d038-47fc-9476-64bfd554c000.jpeg

Na última quinta-feira, 29 de fevereiro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu continuidade às celebrações da colação de grau do segundo semestre de 2023, conferindo diplomas a mais quatrocentos graduandos de 22 cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Sociais (CCSo), do Câmpus de São Luís. O evento, realizado no Centro de Convenções, não só marcou um momento significativo para os formandos, mas também para suas famílias, amigos e toda a comunidade acadêmica.

A cerimônia teve início com a entrada tradicional da administração superior da UFMA, seguida pelos graduandos. Durante seu discurso, o reitor Fernando Carvalho ressaltou a importância da formação acadêmica e a excelência do ensino proporcionado pela UFMA, que prepara profissionais qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho estadual. “Hoje estamos aqui na colação de grau dos alunos do CCBS e CCSo, formando uma grande quantidade de profissionais qualificados para o mercado, não só para o mercado, mas para atender a todas as necessidades de políticas públicas do nosso estado”.

Em consonância, o pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, também destacou a qualidade da formação dos novos profissionais formados pela Universidade. “Eu gosto sempre de ressaltar que este momento, além da festividade, tem também um simbolismo muito grande. Justamente porque é quando uma Universidade entrega o produto à sociedade. Acreditamos que os formandos de hoje pertencentes ao Cursos de Ciências Biológicas e Saúde e ao Centro de Ciências Sociais tiveram, ao longo da sua formação, todas as condições, competências e habilidades para que hoje possam se tornar profissionais e estarem prontos para o mercado de trabalho extremamente competitivo. Com isso, a Universidade fecha esse ciclo virtuoso ao entregar esses profissionais ao mercado”, expressou.

Durante a cerimônia de formatura, diversos alunos compartilharam experiências de superação. O que era comum entre eles era o amor comum pela UFMA e a satisfação em se formar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, como afirmou Hevda Maria, natural da cidade de Cedral e formanda do curso de Pedagogia.

“É um sentimento inexplicável, porque foi um caminho difícil. A gente, que veio de escola pública, sabe como é difícil. Eu pretendo seguir por esse caminho e entregar aquilo que eu recebi na Universidade Federal do Maranhão pelo ensino público. Os professores lidam com a pedagogia humanizada, em que a gente se preocupa com o indivíduo que está se formando. Isso despertou muito em mim. Foi gratificante”, revelou.

Colação De Grau CCSO e CCBS 2023.2 - 29.02.2024

Glaucia Alynne Monteiro, aluna do curso de Nutrição, também expressa seu apreço pela Universidade. “É uma dádiva estar finalizando o curso. Fazer parte da UFMA é um presente. Viva a educação, é ela que nos transforma e nos melhora em vários aspectos. O processo é difícil.  Mas, quando chegamos aqui e olhamos para trás, refletimos como vale a pena estar aqui e dividir com a turma as dificuldades. Agora escrevemos o nosso nome no mercado de trabalho, por meio de uma Universidade excelente, com professores maravilhosos. Eu tenho orgulho de ser UFMA”, manifestou.

A paraninfa da turma de Nutrição, professora Joelma Ximenes Padro Teixeira Nascimento, partilhou o sentimento de gratidão e orgulho pela conquista dos alunos, destacando também a jornada de superação durante a formação. “Ter sido escolhida para apadrinhar a turma tem duas sensações. A primeira, que é uma turma mista. Eu tenho alunos da pandemia, que, literalmente, cavaram trincheiras para estarem aqui hoje. E parte de alunos que foram de turma presencial. Então, ter sido escolhida por ambos é uma emoção sem tamanho, é uma honra. Principalmente, pelos alunos da pandemia, que tanto sofreram com nossas ausências durante o percurso”, pontuou.

Para os pais, familiares e amigos dos formandos, a colação de grau representou o culminar de anos de apoio e incentivo, e a realização de sonhos compartilhados. A presença dos familiares e amigos na plateia refletiu o apoio que esses graduandos receberam ao longo de sua jornada acadêmica.

Dona Maria Oliveira, mãe da formanda Aisa Oliveira, do curso de Farmácia, não disfarçou a alegria em seu olhar. “Eu estou muito feliz, realizando esse sonho da minha filha, isso para mim é muito gratificante. Graças a Deus, está dando tudo certo”, externou.

Além do Câmpus de São Luís, os outros oito câmpus localizados no continente também realizarão as solenidades de colação de grau do período 2023.2. Hoje, dia 04, a cerimônia será realizada no Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh).

Por: Sarah Dantas

Fotos: Karla Costa e Jardiel Santos