Câmpus de Chapadinha realiza colação de grau de estudantes de Agronomia e Zootecnia

publicado: 25/08/2023 13h55, última modificação: 25/08/2023 13h55
a6434f83-59fe-4002-9316-2c5673a8d5ef.jpeg

Na noite dessa quinta-feira, 24 de agosto, o Centro de Ciências de Chapadinha realizou a cerimônia de colação de grau dos formandos dos cursos de Agronomia e Zootecnia que completaram o curso no primeiro semestre de 2023. Ao todo, graduaram-se 14 estudantes, em um evento marcado por emoção, expectativa em relação ao futuro e muitos agradecimentos aos professores e à UFMA.

Para a formanda em Zootecnia Amanda Karen da Cunha Silva, ingressar na Universidade Federal do Maranhão foi um acontecimento que mudou completamente sua vida. Filha de de pais separados, ela veio sozinha do interior do Pará estudar no câmpus de Chapadinha e não esquece o acolhimento que teve, desde o início, por parte de professores, colegas de turma e também da própria universidade. “O sentimento que tenho mais forte no coração hoje é gratidão. Gratidão a Deus, à minha família e principalmente à universidade, por ter me dado essa oportunidade de mudar a minha vida e poder traçar um futuro. Eu cheguei aqui uma menina e estou saindo uma profissional, mulher, Zootecnista”, ressaltou.

Em seu discurso, o paraninfo oficial da turma de Zootecnia, professor Felipe Barbosa Ribeiro, lembrou momentos mais importantes da trajetória acadêmica dos alunos, destacando a formação, as conquistas e os desafios enfrentados. “Durante os anos que passamos juntos, enfrentamos desafios, superamos obstáculos e crescemos juntos, tanto como indivíduos quanto como profissionais. Hoje estamos aqui, na qualidade de agrônomos e zootecnistas formados, prontos para contribuir com o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades e do nosso planeta”, disse o professor.

A estudante de Agronomia Giselly Martins Lobato, oradora que representou os alunos na solenidade, agradeceu a todos que contribuíram para essa conquista. “Nós somos gratos a todos aqueles que passaram por nossas vidas: pais, professores e colegas. Sem vocês, nada disso seria possível. Muito obrigado por tudo”, declarou. Para Giselly, a graduação foi um desafio no início, mas hoje é um sonho realizado. “Durante a graduação, enfrentamos muitos desafios. Que nesse novo caminho que iremos trilhar nos mostremos pessoas fortes e preparadas”.

Representando o reitor Natalino Salgado, o diretor do Câmpus de Chapadinha, Marcos Antônio Delmondes Bomfim, parabenizou os formandos pela conquista e destacou o esforço da UFMA para garantir uma formação de qualidade a todos os estudantes. “Percebemos nos olhares dos familiares uma emoção por saber que seus filhos foram entregues para nós na confiança de que pudéssemos qualificá-los e hoje estão recebendo pessoas bem formadas, competitivas no mercado de trabalho. Esperamos que esse legado que a universidade deixa na vida dos alunos se perpetue e que possamos continuar com nosso trabalho de qualificar cada vez melhor nossos alunos”.

Por: Ivandro Coêlho