Câmpus de Balsas da UFMA realiza Feira das Profissões

publicado: 03/10/2023 10h30, última modificação: 03/10/2023 10h30
02d88113-5f9b-427a-ba63-575e0ffd94ab.jpeg

Em sua terceira edição, a Feira das Profissões do Centro de Ciências de Balsas (CCBL) do ano de 2023 foi realizada nos dias 25 e 26 de setembro. No primeiro dia de evento, professores, técnicos e alunos visitaram algumas escolas de ensino médio do município para divulgar os cursos de graduação existentes no CCBL. Já no dia 26, três escolas visitaram as instalações do prédio e puderam participar de uma roda de conversa com a Diretora do Centro, professora Giselia Brito, que falou sobre os 10 de fundação do câmpus.

Os coordenadores dos Cursos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica abordaram sobre as profissões relacionadas aos respectivos cursos. Os alunos também puderam visitar os laboratórios do CCBL e no total mais de 460 pessoas passaram pela Feira das Profissões do ano de 2023.

Rosalina Silva, estudante do terceiro ano do Ensino Médio da escola Antônio Sirlei de Arruda Lima em Formosa da Serra Negra, convidada para a Feira das Profissões, pontua a felicidade em participar do evento: “É muito importante para mim como aluna ter a chance de participar de um evento onde eu consiga avaliar as opções de carreira a seguir e eventualmente realizar um sonho com uma graduação através do Enem.”

O evento, que tem como objetivo apresentar ao público os cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), também buscou orientar os alunos no eventual mercado de trabalho, além de proporcionar tours guiados aos espaços do câmpus, como biblioteca e laboratórios.

Juan Garcez, estudante do Ensino Médio, destaca a importância da Feira das Profissões na escolha da carreira que quer seguir: “Apesar de ainda ter dúvidas em relação a qual curso me graduar, o evento me trouxe muitas informações importantes a respeito de todas as áreas que eu me interesso que vão desde a Agronomia até as Engenharias.”

Para Giselia Brito, Diretora do Centro, o objetivo da feira é convidar os alunos a conhecerem a Universidade, especialmente o câmpus de Balsas, incentivando-os a prestar o vestibular e ingressar via Sisu na instituição.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras