Notícias

Câmpus da UFMA de Bacabal é palco para celebração acadêmica de 69 novos profissionais

publicado: 07/05/2025 07h33, última modificação: 07/05/2025 07h33
247e989f-1c4c-433a-ab53-912ac431e4ca.jpeg

 

Em uma noite marcada por emoção, homenagens e celebração, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou a cerimônia de colação de grau dos cursos do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa), referente ao semestre letivo de 2024.2. O evento ocorreu no dia 29 de abril, no  auditório do câmpus, e reuniu familiares, amigos, professores, autoridades e a comunidade acadêmica para celebrar a trajetória de 69 estudantes que concluíram sua formação em seis diferentes cursos de graduação.

A cerimônia foi presidida pela diretora do Centro de Ciências de Bacabal, Lucélia de Sousa Almeida, que representou o reitor da UFMA, Fernando Carvalho. Em sua declaração, ela destacou o compromisso da Universidade com a formação cidadã e acadêmica de excelência dos câmpus do continente. “Hoje nós temos certeza de que fizemos um bom trabalho, que conseguimos realizar com esses alunos uma boa formação e que a Universidade tem cumprido o seu papel para com a sociedade.  Uma educação e pesquisa de qualidade. [...] Eles estão saindo daqui profissionais qualificados para serem incorporados ao mercado”, ressaltou. 

Nesta edição, colaram grau estudantes dos cursos de Ciências Humanas – Sociologia, com 16 formandos; Ciências Naturais – Biologia, com 3 formandos; Ciências Naturais – Física, com 6 formandos; Educação do Campo – Ciências Agrárias, com 11 formandos; Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática, com 12 formandos; e Letras – Português, com 21 formandos.

Durante a cerimônia, o formando do curso de Ciências Humanas – Sociologia Davi Brauna do Nascimento recebeu o Prêmio de Mérito Acadêmico, que é concedido ao discente que obteve altos índices acadêmicos ao longo de sua trajetória no curso. “ É motivo de grande alegria para mim receber esse prêmio, porque foi resultado de muito esforço, de muitas noites em claro, de dedicação. [...] Eu gostaria também de dedicar esse prêmio aos meus colegas e aos professores. Estou muito feliz. Agora vamos entrar no mercado de trabalho e exercer a nossa profissão de professor”, celebrou o homenageado. 

Entre os convidados da noite, esteve presente a secretária municipal de educação de Bacabal, Rosilda Alves, que representou o poder público local e enalteceu o papel transformador da Universidade na região. “Estamos ao lado das instituições públicas e privadas, sendo educação do município de Bacabal”, afirmou.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi o depoimento do formando de Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática Celso Santos dos Reis. “Estar aqui hoje formando pela UFMA é um orgulho muito grande, é uma felicidade imensa. Nós temos que agradecer aos nossos colegas, agradecer aos professores do nosso curso, aos nossos coordenadores, que sempre estiveram ao nosso lado, nos apoiando, dando o melhor para que nós pudéssemos estar hoje finalizando”, declarou Celso.

Ele também ressaltou o impacto do curso na formação de profissionais comprometidos com as comunidades rurais. “O Curso em Educação do Campo é de fundamental importância para formar o filho do camponês, aquele que antes não tinha oportunidade para estudar. A universidade agora abre as portas para sua formação para que ele possa voltar para sua comunidade para trabalhar nas escolas do campo”.

O coordenador do curso de Educação do Campo, Raimundo Botelho, também celebrou o momento. “Estamos hoje, nesta solenidade de colação de grau, para, de fato, concretizar o sonho e os projetos dos nossos estudantes, que foi concluir os cursos de licenciatura. Foi uma jornada árdua, no entanto muito vitoriosa para esses estudantes. A Universidade cumpre a sua função social, que é, justamente, fazer com que novos profissionais, comprometidos com a transformação social, se insiram no mercado de trabalho”, frisou. 

A solenidade foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento, simbolizando não apenas a conclusão de uma etapa, mas o início de novas jornadas profissionais e acadêmicas.

Por: Giovanna Carvalho

Fotos: Rildo Corrêa

Revisão: Jáder Cavalcante

Divulgação: Paulo Miranda

Ações do documento

registrado em: