Cadernos de Boas Práticas Docentes divulgam inovações pedagógicas produzidas pelos professores durante a pandemia

publicado: 14/04/2022 14h30, última modificação: 14/04/2022 14h30
abefd8fd-5e0f-409e-8e4e-a48a8437453e.jpeg

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) lançou, durante o Fórum de Graduação 2022, no dia 6 de abril, dois cadernos de Boas Práticas Docentes, que têm por objetivo compartilhar metodologias e inovações pedagógicas produzidas pelos professores dos diferentes câmpus e cursos durante o período do ensino remoto emergencial. O Fórum foi realizado de forma virtual e transmitido pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

No decorrer da pandemia, as ferramentas tecnológicas de comunicação foram muito utilizadas. Dessa forma, o material identificou e reconheceu o trabalho de ensino desenvolvido por meio do ambiente digital, tais como, as atividades desenvolvidas pelo professor Pablo Sérvio, do curso de Artes Visuais, que utiliza diversas plataformas, como o Edpuzzle para aulas interativas, o Socrative para questionários e o Padlet para construção de murais digitais pelos discentes. Além disso, o docente produz legendas das videoaulas para os alunos com surdez.

Outra prática reconhecida foi a do professor James Werllen, do curso de Engenharia de Pesca do Câmpus Pinheiro, que utiliza da gamificação, por intermédio do Wordwall, para testar os conhecimentos dos alunos e deixar a aula mais divertida. Além disso, o docente cria equipes e salas menores por meio do Google Meet para desinibir os discentes e gerar mais interações entre eles.

Essas e outras experiências estão presentes nos dois cadernos de Boas Práticas Docentes, disponíveis no Portal da Proen. Para assistir as apresentações dos professores acesse o Canal Institucional da UFMA

Painelistas

Os painelistas que apresentaram suas experiências no Fórum de Graduação 2022 foram os professores da UFMA Jaiver Efren Jaines Figueiroa, do curso de Engenharia Química (Balsas); José Raimundo Campelo Franco, do curso de Ciências Humanas (Pinheiro); Débora Batista Pinheiro Sousa, do curso de Engenharia Ambiental (Balsas); Heloísa Reis Curvelo, do curso Letras (São Luís); Rosinete de Jesus Silva Ferreira, do curso de Comunicação Social (São Luís); Francisca Melo Agapito, do curso de Pedagogia (Imperatriz), Michelli Erica Souza Ferreira, do curso de Medicina (Imperatriz); e Fabiana Pereira Correa, do curso de Ciências Humanas (Codó).

Por: Alan Veras

Produção: Laís Costa