Alunos do Centro de Ciências de Chapadinha da UFMA destacam-se na 20ª edição do Agrobalsas

publicado: 22/05/2024 08h32, última modificação: 22/05/2024 08h32
b8e2eb64-e650-4a43-b51f-15fe236fb39f.jpeg

Entre os dias 13 e 18 de maio, os alunos do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) marcaram presença, de forma expressiva, na 20ª edição do Agrobalsas, que este ano trouxe o tema "Milagre no Cerrado". A comitiva, composta por representantes dos cursos de Agronomia; Ciências Biológicas; Engenharia Agrícola; Zootecnia; de diversos grupos de pesquisa; entidades estudantis e programas acadêmicos, demonstraram uma incrível diversidade de conhecimentos e habilidades, enriquecendo as discussões e atividades em um dos mais importantes eventos do agronegócio no Maranhão.

Durante a participação no Agrobalsas , os alunos tiveram a oportunidade de se qualificar ainda mais, participando de cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Senar-MA. Além disso, os representantes estudantis do CCCh foram destaque ao ministrarem palestras, minicursos e oficinas, além de participarem de rodas de conversas e realizarem networking com empresas e profissionais de diversas áreas, promovendo a interação entre diferentes setores e estimulando a inovação e a tecnologia no agronegócio.

A presença dos alunos do Centro de Ciências de Chapadinha da UFMA no Agrobalsas 2024 não apenas demonstra o compromisso da instituição com a formação acadêmica de excelência, mas também ressalta a importância da diversidade, inclusão e interação de áreas de conhecimento para o desenvolvimento sustentável do agronegócio na região e no país.

Max Almeida, graduando em Agronomia e Presidente da Associação dos Jovens Engenheiros Agrônomos do Maranhão (AEAMA Jovem), destacou a importância de participar de eventos estaduais que promovem o desenvolvimento de inovações e tecnologia, além de proporcionar uma qualificação profissional diferenciada por meio de networking, inclusão e adaptabilidade. "O evento superou minhas expectativas. Inovação e tecnologia são a cara do evento este ano," afirmou Max, reforçando a relevância de tais encontros para a formação e capacitação de futuros líderes do setor agrário.

Aluna do curso de Ciências Biológicas e vice-diretora geral do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas, Dayra Costa, também participou do evento e enfatizou como o Agrobalsas expandiu seus horizontes e trouxe novas perspectivas para sua área de atuação profissional. "Participar de eventos como o AGROBALSAS é fundamental para o desenvolvimento de informações, inovações e tecnologia. A experiência de network, inclusão e adaptabilidade que adquirimos aqui é incomparável”, comentou Dayra.

Fotos:  Lavínia Brito, Layhany Silveira, Paula Moreira e João Leonardo