Alunos de medicina do campus de Pinheiro da UFMA iniciam estágio no HU-UFMA

publicado: 05/12/2023 11h46, última modificação: 05/12/2023 11h46
23 acadêmicos terão oportunidade de vivenciar as rotinas de uma unidade hospitalar de alta complexidade
1d04d111-6dc3-42ec-aef9-3ed2d601d71e.jpeg

O internato hospitalar corresponde a um estágio obrigatório nos últimos anos do curso de graduação em Medicina. Para receber a segunda turma de internos da Universidade Federal do Maranhão- campus Pinheiro, foi realizada uma reunião de acolhimento na última segunda-feira (27), no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A turma é formada por 23 acadêmicos de medicina. Destes, 15 iniciarão as atividades na área de ginecologia e obstetrícia e nove na área de pediatria. Eles estão no 12º período e poderão utilizar o HU-UFMA como campo de estágio.

O acolhimento foi realizado no auditório azul, da Unidade Presidente Dutra. Foram recebidos pela gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA, Rita da Graça Carvalhal, que fez uma breve apresentação do hospital e aproveitou o espaço para esclarecer as principais dúvidas.

A gerente reforçou que essa é uma excelente oportunidade para a qualificação profissional dos alunos. “Aqui eles terão a possibilidade de acompanhar de perto os atendimentos junto aos pacientes, com acompanhamento dos preceptores para auxiliar nessa fase do aprendizado, aliando sempre a teoria com a prática. Desejo que aproveitem bastante, pois a vivência em um hospital de alta complexidade é um grande diferencial”, frisou Rita Carvalhal.

Durante o internato, o acadêmico tem a supervisão direta de um médico responsável pelo serviço, além de ser acompanhado por residentes. Essa experiência é fundamental para proporcionar o aprimoramento e o acúmulo de vivências para a tomada de decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Danielle Morais com revisão de Danielle Campos

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh