Notícias
Acolhida dos calouros: UFMA promove recepção para os novos discentes da instituição
A tarde dessa terça-feira, 29, foi marcada pela cerimônia de “Acolhida dos Calouros” e início do semestre letivo 2024.2. O evento tem o objetivo de recepcionar os novos discentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), apresentar a Universidade, facilitando a integração dos calouros nas atividades da instituição. Neste semestre, cerca de 2500 alunos estão ingressando nos 9 câmpus da UFMA, no estado.
“Nós estamos aqui recebendo os nossos calouros, no primeiro dia de aula, e também os nossos veteranos, que estão voltando às aulas. É um momento importante para mostrar um pouco da Universidade, que eles entendam como funciona e com isso facilitar as atividades dentro da nossa instituição”, destacou o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.
O pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, destacou que a instituição está preparada para oferecer as melhores condições acadêmicas aos novos alunos, com um corpo docente altamente qualificado e infraestrutura adequada para o desenvolvimento dos cursos de graduação.
“Para nós é um momento muito importante, porque a gente recebe a razão de ser de qualquer instituição de educação superior. Estamos muito felizes recebendo agora cerca de 2 .500 novos alunos, calouros, para os nossos quase 90 cursos que têm vagas ofertadas no segundo semestre, aqui na sede e nos nossos 8 câmpus do interior, tendo a plena convicção que a gente está preparado para ofertar a esses alunos as melhores condições acadêmicas. Então, eles encontrarão aqui um corpo docente altamente qualificado, condições de infraestrutura adequadas para desenvolverem os seus cursos de graduação. Então, a gente fica muito feliz com esse momento, porque é um momento em que a gente renova o ingresso e recebe esses novos alunos. Que possam ser felizes”, declarou o pró-reitor.
Aos calouros, o reitor destacou que a Universidade é uma das melhores e maiores do Brasil, oferecendo aos estudantes a oportunidade de, no futuro, se tornarem bons profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho. “A nossa mensagem é que eles estão entrando numa das melhores, maiores universidades dos brasileiros. Então aqui eles não tem muitas possibilidades de aprenderem nas suas custos e saírem bons profissionais para atender as demandas do mercado”, concluiu Fernando Carvalho.
Ana Catarina, que está ingressando no curso de Psicologia, e Nicole Bianca Mesquita Palhano, caloura do curso de Ciências Biológicas, expressaram que o momento de acolhimento da Universidade foi positivo e compartilharam suas expectativas e ansiedades em relação ao início da jornada acadêmica.
“Tá sendo bem acolhedor, de fato, porque eu já cheguei aqui nervosa com medo de não conhecer ninguém. Então, acho uma boa a Universidade ter preparado todo esse momento para gente se familiarizar com o ambiente”, frisou Ana Catarina.
Para Nicole, ingressar na UFMA também significou mudar de cidade, já que é natural de Coroatá e transferiu sua residência para a capital maranhense para cursar a graduação. “Tá sendo acolhedor, como ela falou também. Eu não sou daqui de São Luís, então, tá sendo uma experiência nova. E é bem ansioso, mas eu tô muito animada pra começar logo e entrar logo no que eu escolhi”, disse a caloura de Ciências Biológicas.
Além de apresentar a UFMA aos novos discentes, a programação da “Acolhida aos Calouros” contou com intervenções teatral e musical realizadas por docentes e discentes da universidade e palestra com egresso da UFMA, que compartilhou como a UFMA teve um papel relevante nas diversas experiências e práticas profissionais no mercado de trabalho.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Divulgação: Paulo Miranda