Notícias

“Eu ainda quero sonhar muito alto”: UFMA Câmpus Chapadinha outorga grau a 57 novos profissionais de quatro cursos do ensino superior

publicado: 07/11/2024 13h44, última modificação: 07/11/2024 13h45
Os formandos são dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas Licenciatura, Engenharia Agrícola e Zootecnia
22dd75b8-fb8a-4a47-ab86-aa86a8008bbe.jpeg

 

Muitas histórias se encontram por aqui, e cada estudante conhece bem os desafios e as recompensas do caminho para a formação profissional. Mas há algo que todos compartilham: a expectativa pela tão sonhada colação de grau, o momento que celebra a conquista do ensino superior. Assim foi a noite dos 57 formandos da colação de grau de 2024.1 do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), realizada na segunda-feira, 4 de novembro.

A cerimônia foi marcada por emoções e pela sensação de dever cumprido dos novos profissionais de Agronomia, Ciências Biológicas - Licenciatura, Engenharia Agrícola e Zootecnia. Esse sentimento de orgulho e alegria também esteve presente entre os familiares, amigos, professores e a direção do CCCh.

Uma das dificuldades comuns a muitos desses formandos foi a necessidade de mudar-se de suas cidades natais para estudar, como no caso de Paulo Victor Silva Fonseca, agora formado em Agronomia, que deixou sua cidade, Tuntum – Maranhão, para se dedicar à graduação em Chapadinha. A escolha do curso foi motivada por sua ligação pessoal com a agronomia desde a infância “Meu pai, como produtor rural, sempre me levava para a fazenda. Então, eu sempre optei, sempre gostei de estar ali na lida, do gado, estar ali no campo. E eu como filho de produtor, a fruta não pode cair longe do pé. Então, escolhi esse curso, que sou bastante apaixonado desde criança e hoje estou aqui, graças a Deus, concluindo mais um ciclo e um sonho realizado”, expressa.

A família, sem dúvida, é um grande suporte para a realização desses sonhos. Muitas mães veem seus filhos saírem de casa pela primeira vez em busca de construir um futuro. A saudade bate, mas a satisfação de vê-los subir novos degraus é ainda maior. Maria Regina Santos de Sousa, mãe do formando Pedro Vitor Santos de Souza, compartilha sua experiência ao acompanhar a formação do filho em Agronomia, que precisou sair da cidade de Pedreiras – Maranhão para estudar em Chapadinha. “No começo foi muito difícil, ele saiu de casa, era muito novo, foi morar com pessoas que não conheciam. Meu coração ficava apertado, mas eu sabia que era por um bom motivo, porque ficar longe de casa não é fácil. Mas, graças a Deus, a gente conseguiu passar, e agora ele está se formando.

A formanda do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, Agatha Maria Marques Barroso, vê a colação de grau como o encerramento e um ciclo e o início de outro. Ela reconhece seu crescimento pessoal durante o curso e expressa esperança de que os conhecimentos adquiridos na UFMA a ajudarão a alcançar seus objetivos futuros. “Esse ciclo se fecha para abrir novas portas, porque eu entrei uma pessoa e estou saindo outra. Eu espero que com os conhecimentos que eu aprendi na universidade, que foram de muita qualidade, faça eu chegar aos locais que eu quero, porque eu ainda quero sonhar muito alto”, salienta.

A UFMA preza pelo ensino de qualidade para todos que passam pela instituição. Com seus 96 cursos de graduação presencial em nove câmpus instalados no estado do Maranhão, a universidade garante o ensino, a pesquisa e a extensão como formação em diversos cursos.

O diretor do Câmpus de Chapadinha, Marcos Bonfim, que realizou a outorga de grau dos formandos, acompanhou de perto os alunos durante o percurso da graduação. Marcos enfatiza o sucesso na conclusão do ciclo de formação e expressa confiança na qualidade dos profissionais formados pela UFMA.

“A sensação é de dever. A gente acompanha esses alunos durante quatro, cinco anos e percebemos muita dedicação por parte deles e superação de todos os desafios que eles tiveram durante essa caminhada. Tivemos um momento de pandemia, mas com todo o esforço que foi feito aqui pelo Câmpus, com a apoio da administração superior e nossos docentes, a gente tem conseguido terminar esse ciclo e formação deles com todo o sucesso. Esperamos que, com a formação que eles tenham, eles possam levar ao nome da UFMA, com toda a segurança e garantia de qualificação de bons profissionais que a gente tem formado aqui”, garante.

Durante a cerimônia, foi concedido também o certificado de Mérito Acadêmico. O Mérito Acadêmico é uma dignidade universitária instituída pela Resolução N° 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024, que reconhece o excelente desempenho dos discentes que cumpriram requisitos rigorosos. É concedido aos alunos que completaram o curso no tempo padrão estipulado, não tiveram reprovações, trancamentos nem sanções disciplinares e mantiveram um Índice Acadêmico (CR) igual ou superior a 8.

No CCCh, os alunos da turma de 2024.1 foram Antônio Marques da Penha Santos, do curso de Zootecnia, e Ronaldo Barros Lima do curso de Engenharia Agrícola. Ronaldo Barros expressa gratidão por receber um prêmio relacionado ao sucesso na gestão agrícola. “É uma honra para mim, sabendo de onde eu vim. E de todos os desafios que eu encontrei, receber esse prêmio, é uma alegria imensa. Muito obrigado UFMA”, externa. 

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas

Divulgação: Paulo Miranda

registrado em: