FAQ (Perguntas e Respostas)

1. Como funciona o processo de preenchimento das vagas remanescentes?

O processo de transferência para esta IES ocorre a partir de seleção em edital para preenchimento de vagas remanescentes nas categorias de Transferência Interna, Externa e Admissão de Graduado, após a sua candidatura e aprovação dar-se-á efetivação da transferência.

2. Serão usadas as notas do Enem dos anos anteriores ou somente do último Enem que aconteceu (Enem 2022)?

Os Processos Seletivos tomarão como base o resultado obtido pelo CANDIDATO em uma das edições de 2010 a 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em ordem decrescente das notas obtidas através do cálculo da média aritmética simples do resultado nas 04 (quatro) áreas do conhecimento e na Redação.

3. Quem pode participar do processo de transferência interna e transferência externa?

Transferência interna – podem participar estudantes matriculados na UFMA e que desejam mudar de curso, campus ou turno na própria instituição.

Transferência externa – podem participar estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam estudar na UFMA.

4. Posso me inscrever em mais de um curso na mesma modalidade?

O candidato não pode se inscrever em mais de um curso na mesma modalidade. Se o candidato se inscrever em mais de um curso na mesma modalidade, será considerada válida apenas a última inscrição.

5. Qual o período máximo e mínimo que devo estar cursando para me inscrever e concorrer às vagas?

Para participar do seletivo, o candidato deve comprovar, no mínimo, ter concluído com aprovação e/ou aproveitamento, na IES de origem, todos os componentes curriculares do primeiro período letivo do Curso. E, no máximo, não estar matriculado nos últimos dois semestres letivos do curso de origem.

6. Como se inscrever no processo seletivo de Vagas Remanescentes?

As inscrições para este Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico (https://transferencia.ufma.br), de acordo com o Cronograma de realização do Processo Seletivo.

7. Se durante o processo de matrícula, algum documento for indeferido o que devo fazer?

O candidato que tiver a documentação INDEFERIDA poderá interpor recurso junto à banca com a respectiva justificativa e o documento retificado, no prazo estipulado no Edital do Processo Seletivo.