Programa de Educação Tutorial – PET

O Programa de Educação Tutorial foi criado pela CAPES em 1979, na época como Programa Especial de Treinamento. Atualmente, o PET é coordenado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e é regido pela Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010.

Trata-se de um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Estes alunos, selecionados pelas Instituições de Ensino Superior que participam do programa, se organizam em grupos, e são orientados por professores tutores. Os grupos PET realizam atividades que possibilitam uma formação acadêmica ampla aos estudantes e que envolvem o tripé: ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente a UFMA possui atualmente 13 (treze) grupos PET registrado junto ao MEC, num total  de 156 alunos bolsistas, 13 tutores, além  de petianos não bolsistas e voluntários.

No que se refere ao Programa, existe um Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação – CLAA PET UFMA, responsável pelo acompanhamento e avaliação dos grupos PETs, composto por representantes tutores dos grupos PET, coordenação de Curso, Discentes do Programa e pela Equipe técnica da Diretoria de Ações Especiais – DAESP.

Para maiores informações, entre em contato com a Divisão de Programas Especiais, através do email dipes@ufma.br e do telefone: 3272-8736.

Acesse: https://pet.ufma.br/