Notícias
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA PROMOVE OFICINAS FORMATIVAS EM SÃO LUÍS.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA PROMOVE OFICINAS FORMATIVAS EM SÃO LUÍS
Professoras e professores cursistas da Licenciatura em Educação Escolar Quilombola -LEEQ, do polo Bequimão, participaram, nos dias 09 e 10 de fevereiro, em São Luís, de uma programação formativa voltada ao fortalecimento das práticas pedagógicas na Educação Infantil quilombola.
Oficinas
Dia 09/02- 8h30 Às11h30-Escrita criativa: memórias e ancestralidade
Dia 09/02- 13h30 às 17h, jogos e brincadeiras afro-brasileiras;
Dia 10/02- 8h30 às 11h30, quintal Brincante;
Dia 10/02- 13h, contação de histórias;
As ações têm como objetivo ampliar as possibilidades de práticas docentes na Educação Infantil quilombola, reafirmando o brincar, a memória e os saberes tradicionais como elementos centrais do processo educativo das crianças negras e quilombolas.
As atividades integram as disciplinas Fundamentos Histórico-Políticos da Educação das Infâncias – LEEQ e Vivências de Extensão II – Cartografias Afroepistêmicas, fortalecendo o compromisso institucional com uma formação docente antirracista, territorializada e alinhada aos saberes e modos de vida das comunidades quilombolas.
Dando continuidade às atividades formativas, no dia 12 de fevereiro, foi realizado o encerramento das duas disciplinas na Comunidade Ariquipá, onde já foi realizado a primeira etapa das Vivências de Extensão II – Cartografias Afroepistêmicas, onde foram mapeados os saberes da gastronomia-Ajeum; saberes dos modos de pertencimento ao território e aos lugares de memória-Baobá; saberes tradições, espiritualidades e práticas de cura -Abayomi; saberes das festividades, danças e expressões de alegria na comunidade- Kwanzaa.
A programação do dia 12/02/2026, foram realizadas roda de saberes intergeracionais, onde os griots do território iensinaram a fazer abano e meaçaba; em seguida os grupos fizeram exposição dos mapeamentos dos saberes identificados no território; após este momento as professoras cursistas vivenciaram com as crianças as mesmas oficinas, porém, a partir dos saberes mapeados no Arqiuipá, a disciplina foi conduzida pela Profª. Drª. Maria do Carmo Alves da Cruz. Parabéns aos envolvidos.






Ações do documento