Mobilidade Acadêmica

 

O Programa de Mobilidade Acadêmica visa promover o intercâmbio entre os alunos de diferentes universidades brasileiras e entre os discentes de diferentes Campus da UFMA. No âmbito desta IES, o programa foi regulamentado através da Resolução CONSEPE nº 388 do ano de 2005, dada a adesão por parte da UFMA ao convênio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES.

Através deste convênio as instituições signatárias instituíram a relação de reciprocidade que propiciou a vigência do programa. Nesta relação, as instituições oferecem aos alunos um vínculo temporário dado à disponibilidade de vagas nas disciplinas que são requeridas no ato de inscrição dos discentes.

Nesse contexto, o programa possibilita aos alunos que tenham concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e tenham, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de solicitação para ingresso no programa de mobilidade.

Dada a este convênio, no âmbito da UFMA ainda existe a possibilidade dos discentes de Campus diferentes ingressarem no programa de mobilidade interna respeitando as normas do programa de mobilidade da ANDIFES.

Informações gerais sobre o processo de mobilidade de estudantes da UFMA para outra IFES e de estudantes de outras IFES para a UFMA - clique aqui.

Formulário de Inscrição para abertura de processo de mobilidade - clique aqui.

Resolução CONSEPE nº 388/2005 - clique aqui.

Convênio ANDIFES - clique aqui.

Para maiores informações, entre em contato com a Divisão de Programas Especiais, através do e-mail dipes@ufma.br e do telefone: 3272-8736.