Histórico dos Programas Findados
a) Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica (PROEB):
O Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica-PROEB- baseou- se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a qual determina, no seu art. 62, que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em cursos de licenciatura plena, em Universidades e Instituições Superiores da Educação. Estabelece ainda, no art. 87, § 3º, Inciso III, que caberá aos municípios realizar programas de capacitação para todos os professores em exercício.
Em 1998, a Universidade Federal do Maranhão implantou o programa, por meio de convênios com prefeituras de municípios do estado do Maranhão. A clientela do PROEB são os professores da educação básica atuantes da rede de ensino público dos respectivos municípios.
O objetivo do PROEB: Formar professores para a educação básica com graduação plena na habilitação escolhida dentre as oferecidas com competência técnica e intelectual, consciência profissional e política, criatividade e responsabilidade.
Período de vigência do Programa na UFMA: 1998 há junho de 2019
b) Projeto de Formação Continuada dos Profissionais de Educação do Sistema Municipal de Educação de Buriticupu (PROSEMEB):
O Projeto desenvolve ações de extensão de formação continuada adequadas às necessidades formativas de professores e gestores do sistema municipal de educação de Buriticupu, com foco na organização e gestão do trabalho pedagógico das escolas tendo em vista a melhoraria das Práticas educativas.
Período de vigência: 2018 á 2019
Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial-PROFEPMA.
O programa foi proposto através do projeto “Educação Patrimonial nas salas de aula de Alcântara”, proposto pelo Instituto Patrimonial Histórico e Artístico Nacional/Maranhão (IPHAN/MA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e Prefeitura Municipal de Alcântara -MA.
O objetivo do Projeto: Formação continuada em Educação Patrimonial no Município de Alcântara, o resgate dos sentimentos de identidade e pertencimento, e a preservação, proteção e respeito ao patrimônio cultural material e imaterial da cidade de Alcântara.
Período de vigência: 2011 á 2014
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária- PRONERA
O PRONERA foi criado em abril de 1998, financiado pelo Ministério Extraordinário de Política Fundiária, hoje MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário. No Maranhão, o PRONERA constituiu parcerias com o INCRA - Instituto Nacional de Reforma Agrária e Colonização, órgão dinamizador do Programa no Estado; a UFMA, por meio de seus Departamentos de Educação I e II, Enfermagem e Sociologia; a FSADU - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA; o COLUN - Colégio Universitário; o MST – Movimento dos Sem Terra; a ASSEMA - Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão; a FETAEMA - Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Maranhão; a UEMA - Universidade Estadual do Maranhão; o IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; a Escola Agro técnica do Maranhão e mais recentemente o CCN - Centro de Cultura Negra do Maranhão e a ACONERUQ - Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão.
O objetivo do PRONERA: É promover a educação dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, bem como formar educadores para as escolas do campo.
Visando com isso, contribuir para a consolidação da educação do campo, cuja finalidade seja trabalhar em favor da erradicação do analfabetismo, da garantia do direito à educação, considerando as dimensões política, cultural, ética, histórica e econômica
Período de vigência na UFMA: 1998 á 2017
Programa de Educação do Campo- PROCAMPO
O curso tem sua origem no PROCAMPO - Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo do MEC/Secad - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC - Ministério da Educação.
Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo: Habilitação em Ciências Agrárias, Habilitação Ciências da Natureza e Matemática
Esse programa são os profissionais da educação do campo do Estado do Maranhão que não possuem curso de nível superior em Licenciatura.
Período de vigência: 2009 á
OBS: Como o programa foi transferido para a responsabilidade do Campus de Bacabal, não sabemos quando de fato o programa foi finalizado