Serviços Ofertados
Administrativo
O Administrativo da DACES presta os seguintes serviços ao público:
- Controle patrimonial;
- Preparo, recebimento, encaminhamento, despacho de respostas de processos, ofícios, e-mails e demais solicitações;
- Gestão de arquivos;
- Organização de dados quantitativos e qualitativos do setor;
- Atendimento ao público externo e interno da UFMA, no que diz respeito às funções e demandas da Diretoria de Acessibilidade;
- Administração dos equipamentos de Tecnologia Assistiva a serem emprestados aos (às) acadêmicos (as) e dos termos de empréstimo;
- Responde e encaminhas solicitações de pesquisas.
Transcrição de Sistema Braille
Colabora com a inclusão de pessoas com deficiência visual na UFMA, realizando a reprodução de textos em tipo ampliado, do sistema comum para o Sistema Braille ou ainda em formato acessível compatível com programas leitores de tela.
- Transcrição de textos/livros do Braille para a tinta e vice-versa;
- Impressão de textos/livros ampliados (tinta);
- Criação de planilha do Excel para organização do fluxo de entrada e saída de materiais recebidos, confeccionados e entregues aos (às) acadêmicos (as) com deficiência;
- Utilização de programa específico para impressão Braille;
- Utilização da tecnologia assistiva disponibilizada pela instituição para a produção de materiais em formatos acessíveis de acordo com a demanda do (a) acadêmico (a) e profissionais cegos ou com baixa visão;
- Recebimento de material didático-pedagógico ou institucional para transcrição e impressão em Braille, ampliação ou arquivo acessível aos com deficiência visual, entregues à equipe de transcrição Braille pessoalmente por professores (as) ou acadêmicos (as), via e-mail, SIGAA, departamentos, coordenações, ou ainda, via qualquer setor responsável pela solicitação.
- Atualização diária de arquivo de dados resultantes de registros das atividades desenvolvidas pela equipe de transcrição Braille;
- Realização do trabalho de escaneamento e digitalização em programa próprio para posterior correção e conversão dos materiais em formato acessível;
- Análise quanto à possibilidade da compreensão da informação visual contida em gráficos, fluxogramas e imagens dos materiais recebidos e, caso necessário, realização de adaptações, limitadas ao conhecimento da equipe de transcrição na área/disciplina do material a ser confeccionado ao acadêmico (a) com deficiência visual;
- Organização dos materiais recebidos e confeccionados em pastas, separadas por estudantes/ necessidade específica (Braille ou tipo ampliado) e disciplina;
- Reprodução, distribuição e controle da entrega de obras literárias, artísticas ou científicas confeccionadas na DACES aos (às) acadêmico (as) com deficiência visual, em estrita obediência à legislação sobre direitos autorais - Lei N.° 9.610 de 19 de fevereiro de 1998;
- Análise dos textos recebidos quanto aos requisitos mínimos necessários para o desenvolvimento do trabalho da equipe de transcrição;
- Orientação para manuseio correto da Tecnologia Assistiva cedida aos (às) acadêmicos (as) com deficiência visual;
- Identificação e registro das necessidades dos (as) acadêmicos (as) com deficiência quanto ao tipo de material didático acessível utilizado para atender à sua condição visual, respeitadas as adaptações razoáveis quanto ao tamanho da fonte e Tecnologia Assistiva disponível na UFMA;
- Elaboração de relatório anual das atividades desenvolvidas pela equipe de transcrição Braille.
Tradutores e Intérpretes de Libras
Colabora com a inclusão de pessoas surdas na UFMA, realizando a tradução e interpretação de português para Libras e vice-versa, prioritariamente nas atividades didático-pedagógicas.
- Traduzir e interpretar artigos, livros, textos diversos bem como de uma língua para a outra (Libras e Português), bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em outra língua, reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor;
- Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A tradução-interpretação pode ser consecutiva e simultânea. A simultânea consiste no processo de tradução-interpretação de uma língua para outra que ocorre ao mesmo tempo, significando que o tradutor-intérprete ouve/vê a enunciação em uma língua, processa e passa para a outra língua no tempo da enunciação. Enquanto, a consecutiva consiste no processo de tradução-interpretação de uma língua para outra de forma consecutiva em que o tradutor-intérprete ouve/vê o enunciado em uma língua, processa a informação e, na sequência passa para a outra língua.
Interpretação consecutiva:
- Examinar previamente o texto original a ser traduzido/interpretado; transpor o texto para a Língua Brasileira de Sinais, consultando dicionários e outras fontes de informações sobre as diferenças regionais; interpretar os textos de conteúdos curriculares, avaliativos e culturais e interpretar as produções de textos, escritas ou sinalizadas das pessoas surdas.
Interpretação simultânea:
- Interpretar diálogos realizados entre pessoas que falam idiomas diferentes (Libras e Português); interpretar discursos, palestras, aulas expositivas, comentários, explicações, debates, enunciados de questões avaliativas e outras reuniões análogas; interpretar discussões e negociações entre pessoas que falam línguas diferentes (Libras e Português).
Equipe Multiprofissional
Serviço Social
- Acolhimento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação que ingressam na universidade;
- Acompanhamento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação matriculados (as) na universidade, considerando as potencialidades e barreiras que estes enfrentam no cotidiano acadêmico;
- Encaminhamento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação para os diversos serviços, benefícios, programa e projetos desenvolvidos pela universidade ou por outras políticas públicas de outras instituições públicas e privadas;
- Orientação dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação e seus familiares quanto aos direitos sociais atinentes a eles;
- Elaboração de projetos que fomentem a inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação na universidade;
- Participação na construção de políticas institucionais de acessibilidade na UFMA;
- Participação em reuniões com os cursos de graduação que possuem acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação matriculados (as);
- Elaboração de relatório e parecer social;
- Participação na elaboração de projetos com a temática da inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação na Educação Superior;
- Realização de entrevista, anamnese social e estudo socioeconômico dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação;
- Participação em eventos dentro e fora da universidade para tratar das questões referente a acessibilidade na Educação Superior;
- Participação em equipe multidisciplinar com vistas a elaboração de propostas pedagógicas para a inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação;
- Mediação nas relações que envolvem barreiras ou mesmo construção de práticas inclusivas entre os acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação e os professores (as)/cursos.
Serviço Pedagógico
- Acolhimento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação que ingressam na universidade;
- Acompanhamento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação matriculados (as) na universidade, considerando as potencialidades e barreiras que estes enfrentam no cotidiano acadêmico;
- Orientação educacional aos acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação que apresentem dificuldades na trajetória acadêmica;
- Apoio e orientação pedagógica aos professores e coordenadores de curso;
- Mediação entre professor e acadêmicos (as) em casos pontuais para facilitar a comunicação e melhorar o percurso da aprendizagem do estudante;
- Elaboração de projetos que fomentem a inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação na universidade;
- Participação na construção de políticas institucionais de acessibilidade na UFMA;
- Participação na elaboração de projetos com a temática da inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação na Educação Superior;
- Participação em eventos dentro e fora da universidade para tratar das questões referente a acessibilidade na Educação Superior;
- Participação em equipe multidisciplinar com vistas a elaboração de propostas pedagógicas para a inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação;
- Mediação nas relações que envolvem barreiras ou mesmo construção de práticas inclusivas entre os acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação e os professores (as)/cursos
Serviço Psicológico
- Acolhimento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação que ingressam na universidade;
- Acompanhamento/Acolhimento dos (as) acadêmico (as) com deficiência transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação matriculados (as) na universidade, que trazem, demandas de ordem psicológica;
- Escuta psicológica ativa;
- Encaminhamento dos (as) acadêmico (as) com deficiência para os diversos serviços em psicoterapia, caso seja necessário, desenvolvidos pela universidade ou por outras políticas públicas de outras instituições públicas e privadas, dentro da rede do município;
- Participação em reuniões com os cursos de graduação que possuem acadêmico (as) com deficiência transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação matriculados (as);
- Elaboração de relatório e parecer psicológico, quando solicitado;
- Participação na elaboração de projetos com a temática da inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior;
- Participação em equipe multidisciplinar com vistas a elaboração de propostas pedagógicas para a inclusão de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação;
- Mediação nas relações que envolvem barreiras ou mesmo construção de práticas inclusivas entre os (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação e os (as) professores (as)/cursos.
Técnico em Assuntos Educacionais
- Acompanhar com regularidade o desenvolvimento do processo educativo dos (as) acadêmicos (as) com quaisquer tipos de deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação, estabelecendo estreita articulação com os demais componentes da comunidade acadêmica;
- Encaminhar e orientar os (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação para os serviços oferecidos pela DACES;
- Mediar junto às coordenações de cursos sobre as possibilidades de adequação pedagógica dos componentes curriculares;
- Elaborar materiais informativos;
- Elaborar e organizar proposta de apoio didático pedagógico aos (às) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação;
- Elaborar e/ou Acompanhar projetos desenvolvidos pela DACES.
Datas especiais relacionadas às pessoas com deficiência
Janeiro
04/01 – Dia Mundial do Braille
Fevereiro
29/02 – Dia Mundial das Doenças Raras
Março
21/03 – Dia Internacional da Síndrome de Down
Abril
02/04 – Dia do Transtorno do Espectro Autista
08/04 – Dia Nacional do Braille
Maio
18/05 – Dia Nacional da Luta Antimanicomial
26/05 – Dia Nacional de combate ao glaucoma
Junho
06/06 – Dia Nacional do Teste do Pezinho
21/06 – Dia Nacional de luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Julho
10/07 – Dia da Saúde Ocular
26/07 – Dia do Intérprete de Libras
27/07 – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Agosto
21 a 28/08 – Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Setembro
05/09 – Dia Nacional da Divulgação e Conscientização da Fibrose Cística
19/09 – Dia do Teatro Acessível
21/09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
22/09 – Dia Nacional do Atleta Paraolímpico
26/09 – Dia Nacional do Surdo
Outubro
06/10 – Dia Mundial da Paralisia Cerebral
10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental
11/10 – Dia da Pessoa com Deficiência Física
20/10 – Dia Mundial e Nacional da Osteoporose
25/10 – Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo
Novembro
10/11 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez
14/11 – Dia Mundial e Nacional do Diabético
16/11 – Dia Nacional dos Ostomizados
Dezembro
03/12 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
13/12 – Dia Nacional do Cego
13/12 – Dia do Audiodescritor
Acesso em: https://ricardoshimosakai.com.br/datas-importantes-sobre-pessoas-com-deficiencia/