Serviços Ofertados

 

Administrativo

O Administrativo da DACES presta os seguintes serviços ao público:

  • Controle patrimonial;
  • Preparo, recebimento, encaminhamento, despacho de respostas de processos, ofícios, e-mails e demais solicitações;
  • Gestão de arquivos;
  • Organização de dados quantitativos e qualitativos do setor;
  • Atendimento ao público externo e interno da UFMA, no que diz respeito às funções e demandas da Diretoria de Acessibilidade;
  • Administração dos equipamentos de Tecnologia Assistiva a serem emprestados aos (às) acadêmicos (as) e dos termos de empréstimo;
  • Responde e encaminhas solicitações de pesquisas.

 

Transcrição de Sistema Braille

Colabora com a inclusão de pessoas com deficiência visual na UFMA, realizando a reprodução de textos em tipo ampliado, do sistema comum para o Sistema Braille ou ainda em formato acessível compatível com programas leitores de tela.

  • Transcrição de textos/livros do Braille para a tinta e vice-versa;
  • Impressão de textos/livros ampliados (tinta);
  • Criação de planilha do Excel para organização do fluxo de entrada e saída de materiais recebidos, confeccionados e entregues aos (às) acadêmicos (as) com deficiência;
  • Utilização de programa específico para impressão Braille;
  • Utilização da tecnologia assistiva disponibilizada pela instituição para a produção de materiais em formatos acessíveis de acordo com a demanda do (a) acadêmico (a) e profissionais cegos ou com baixa visão;
  • Recebimento de material didático-pedagógico ou institucional para transcrição e impressão em Braille, ampliação ou arquivo acessível aos com deficiência visual, entregues à equipe de transcrição Braille pessoalmente por professores (as) ou acadêmicos (as), via e-mail, SIGAA, departamentos, coordenações, ou ainda, via qualquer setor responsável pela solicitação.
  • Atualização diária de arquivo de dados resultantes de registros das atividades desenvolvidas pela equipe de transcrição Braille;
  • Realização do trabalho de escaneamento e digitalização em programa próprio para posterior correção e conversão dos materiais em formato acessível;
  • Análise quanto à possibilidade da compreensão da informação visual contida em gráficos, fluxogramas e imagens dos materiais recebidos e, caso necessário, realização de adaptações, limitadas ao conhecimento da equipe de transcrição na área/disciplina do material a ser confeccionado ao acadêmico (a) com deficiência visual;
  • Organização dos materiais recebidos e confeccionados em pastas, separadas por estudantes/ necessidade específica (Braille ou tipo ampliado) e disciplina;
  • Reprodução, distribuição e controle da entrega de obras literárias, artísticas ou científicas confeccionadas na DACES aos (às) acadêmico (as)  com deficiência visual, em estrita obediência à legislação sobre direitos autorais - Lei N.° 9.610 de 19 de fevereiro de 1998;
  • Análise dos textos recebidos quanto aos requisitos mínimos necessários para o desenvolvimento do trabalho da equipe de transcrição;
  • Orientação para manuseio correto da Tecnologia Assistiva cedida aos (às) acadêmicos (as) com deficiência visual;
  • Identificação e registro das necessidades dos (as) acadêmicos (as) com deficiência quanto ao tipo de material didático acessível utilizado para atender à sua condição visual, respeitadas as adaptações razoáveis quanto ao tamanho da fonte e Tecnologia Assistiva disponível na UFMA;
  • Elaboração de relatório anual das atividades desenvolvidas pela equipe de transcrição Braille.

 

Tradutores e Intérpretes de Libras

Colabora com a inclusão de pessoas surdas na UFMA, realizando a tradução e interpretação de português para Libras e vice-versa, prioritariamente nas atividades didático-pedagógicas.

  • Traduzir e interpretar artigos, livros, textos diversos bem como de uma língua para a outra (Libras e Português), bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em outra língua, reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor;
  • Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

A tradução-interpretação pode ser consecutiva e simultânea. A simultânea consiste no processo de tradução-interpretação de uma língua para outra que ocorre ao mesmo tempo, significando que o tradutor-intérprete ouve/vê a enunciação em uma língua, processa e passa para a outra língua no tempo da enunciação. Enquanto, a consecutiva consiste no processo de tradução-interpretação de uma língua para outra de forma consecutiva em que o tradutor-intérprete ouve/vê o enunciado em uma língua, processa a informação e, na sequência passa para a outra língua.

Interpretação consecutiva:

  • Examinar previamente o texto original a ser traduzido/interpretado; transpor o texto para a Língua Brasileira de Sinais, consultando dicionários e outras fontes de informações sobre as diferenças regionais; interpretar os textos de conteúdos curriculares, avaliativos e culturais e interpretar as produções de textos, escritas ou sinalizadas das pessoas surdas.

Interpretação simultânea:

  • Interpretar diálogos realizados entre pessoas que falam idiomas diferentes (Libras e Português); interpretar discursos, palestras, aulas expositivas, comentários, explicações, debates, enunciados de questões avaliativas e outras reuniões análogas; interpretar discussões e negociações entre pessoas que falam línguas diferentes (Libras e Português). 

 

Equipe Multiprofissional

Serviço Social

  • Acolhimento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação que ingressam na universidade;
  • Acompanhamento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação matriculados (as) na universidade, considerando as potencialidades e barreiras que estes enfrentam no cotidiano acadêmico;
  • Encaminhamento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação para os diversos serviços, benefícios, programa e projetos desenvolvidos pela universidade ou por outras políticas públicas de outras instituições públicas e privadas;
  • Orientação dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação e seus familiares quanto aos direitos sociais atinentes a eles;
  • Elaboração de projetos que fomentem a inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação na universidade;
  • Participação na construção de políticas institucionais de acessibilidade na UFMA;
  • Participação em reuniões com os cursos de graduação que possuem acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação matriculados (as);
  • Elaboração de relatório e parecer social;
  • Participação na elaboração de projetos com a temática da inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação na Educação Superior;
  • Realização de entrevista, anamnese social e estudo socioeconômico dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação;
  • Participação em eventos dentro e fora da universidade para tratar das questões referente a acessibilidade na Educação Superior;
  • Participação em equipe multidisciplinar com vistas a elaboração de propostas pedagógicas para a inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação;
  • Mediação nas relações que envolvem barreiras ou mesmo construção de práticas inclusivas entre os acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação e os professores (as)/cursos.

Serviço Pedagógico

  • Acolhimento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação que ingressam na universidade;
  • Acompanhamento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação matriculados (as) na universidade, considerando as potencialidades e barreiras que estes enfrentam no cotidiano acadêmico;
  • Orientação educacional aos acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação que apresentem dificuldades na trajetória acadêmica;
  • Apoio e orientação pedagógica aos professores e coordenadores de curso;
  • Mediação entre professor e acadêmicos (as) em casos pontuais para facilitar a comunicação e melhorar o percurso da aprendizagem do estudante;
  • Elaboração de projetos que fomentem a inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação na universidade;
  • Participação na construção de políticas institucionais de acessibilidade na UFMA;
  • Participação na elaboração de projetos com a temática da inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação na Educação Superior;
  • Participação em eventos dentro e fora da universidade para tratar das questões referente a acessibilidade na Educação Superior;
  • Participação em equipe multidisciplinar com vistas a elaboração de propostas pedagógicas para a inclusão de acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação;
  • Mediação nas relações que envolvem barreiras ou mesmo construção de práticas inclusivas entre os acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação e os professores (as)/cursos

Serviço Psicológico

  • Acolhimento dos (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação que ingressam na universidade;
  • Acompanhamento/Acolhimento dos (as) acadêmico (as)  com deficiência transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação matriculados (as) na universidade, que trazem, demandas de ordem psicológica;
  • Escuta psicológica ativa;
  • Encaminhamento dos (as) acadêmico (as) com deficiência para os diversos serviços em psicoterapia, caso seja necessário, desenvolvidos pela universidade ou por outras políticas públicas de outras instituições públicas e privadas, dentro da rede do município;
  • Participação em reuniões com os cursos de graduação que possuem acadêmico (as)  com deficiência transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação matriculados (as);
  • Elaboração de relatório e parecer psicológico, quando solicitado;
  • Participação na elaboração de projetos com a temática da inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior;
  • Participação em equipe multidisciplinar com vistas a elaboração de propostas pedagógicas para a inclusão de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação;
  • Mediação nas relações que envolvem barreiras ou mesmo construção de práticas inclusivas entre os (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação e os (as) professores (as)/cursos.

Técnico em Assuntos Educacionais

  •  Acompanhar com regularidade o desenvolvimento do processo educativo dos (as) acadêmicos (as) com quaisquer tipos de deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação, estabelecendo estreita articulação com os demais componentes da comunidade acadêmica;
  •  Encaminhar e orientar os (as) acadêmicos (as) com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação para os serviços oferecidos pela DACES;
  •  Mediar junto às coordenações de cursos sobre as possibilidades de adequação pedagógica dos componentes curriculares;
  •  Elaborar materiais informativos;
  •  Elaborar e organizar proposta de apoio didático pedagógico aos (às) acadêmicos (as) com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade/superdotação;
  • Elaborar e/ou Acompanhar projetos desenvolvidos pela DACES.

 

Datas especiais relacionadas às pessoas com deficiência

Janeiro       

04/01 – Dia Mundial do Braille

Fevereiro

29/02 – Dia Mundial das Doenças Raras

Março

21/03 – Dia Internacional da Síndrome de Down

Abril

02/04 – Dia do Transtorno do Espectro Autista

08/04 – Dia Nacional do Braille

Maio

18/05 – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

26/05 – Dia Nacional de combate ao glaucoma

Junho

06/06 – Dia Nacional do Teste do Pezinho

21/06 – Dia Nacional de luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Julho

10/07 – Dia da Saúde Ocular

26/07 – Dia do Intérprete de Libras

27/07 – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Agosto

21 a 28/08 – Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Setembro

05/09 – Dia Nacional da Divulgação e Conscientização da Fibrose Cística

19/09 – Dia do Teatro Acessível

21/09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

22/09 – Dia Nacional do Atleta Paraolímpico

26/09 – Dia Nacional do Surdo

Outubro

06/10 – Dia Mundial da Paralisia Cerebral

10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental

11/10 – Dia da Pessoa com Deficiência Física

20/10 – Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

25/10 – Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo

Novembro

10/11 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

14/11 – Dia Mundial e Nacional do Diabético

16/11 – Dia Nacional dos Ostomizados

Dezembro

03/12 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

13/12 – Dia Nacional do Cego

13/12 – Dia do Audiodescritor

 Acesso em: https://ricardoshimosakai.com.br/datas-importantes-sobre-pessoas-com-deficiencia/