Diretoria de Desenvolvimento de Ensino de Graduação - DIDEG

 

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - DIDEG

Diretor: Prof. Dr. Jaiver Efren Jaimes Figueroa

Contato:

Secretaria DIDEG

Equipe:

Anna Karinne de Castro Neves Matos

Luciana de Sousa Alves da Silva

Contato: (98) 3272-8743 | (98) 3272-8744 | dideg.proen@ufma.br

Atribuições da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação-DIDEG:

  • direcionar o planejamento, a execução e avaliação das políticas de graduação sob a responsabilidade dos setores administrativos vinculados ao Departamento;
  • coordenar as elaborações de minutas de normas acadêmicas sobre temas do ensino de graduação relacionados ao setor;
  • acompanhar o Procurador Educacional Institucional na abertura de processos, no sistema e-MEC, com vistas à autorização de funcionamento, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação;
  • controlar a elaboração e aplicação de normas para avaliação do ensino, bem como acompanhar os instrumentos de avaliação instituídos pelo Ministério da Educação (MEC);
  • acompanhar os relatórios e os indicadores de avaliação dos cursos de graduação divulgados periodicamente pelo MEC;
  • formular políticas de aperfeiçoamento docente, visando a permanente capacitação pedagógica;
  • promover políticas que consolidem a articulação da graduação com a educação básica;
  • promover políticas de consolidação das licenciaturas;
  • promover articulações entre bacharelados e licenciaturas;
  • coordenar grupos de discussões, análise e proposição de políticas, Diretrizes e metas para cursos de graduação.
  • instalar e coordenar os Fóruns de Ensino de Graduação – as licenciaturas e bacharelados;
  • formular, acompanhar e avaliar, junto ao DIAP, as diretrizes e políticas de estágio da UFMA;
  • supervisionar a base de dados sobre a situação docente, cursos de graduação (projetos acadêmicos, implantação, estruturas didáticas e laboratoriais, avaliações, estágios, etc), monitorias e outros;
  • participar de reuniões sobre projetos de cursos de graduação;
  • contribuir no assessoramento de projetos de cursos de graduação;
  • acompanhar a reestruturação pedagógica dos cursos de graduação;
  • participar da elaboração de critérios para a distribuição de vagas de docente (quadro efetivo, professores visitantes e professores substitutos);
  • planejar, coordenar, acompanhar e avaliar o Programa de Monitoria;
  • supervisionar e controlar a frequência, férias e afastamento dos servidores lotados no Departamento;
  • realizar audiências sobre temas da graduação com estudantes, docentes, técnicos administrativos, chefes de departamento, coordenadores de curso e diretores de unidade acadêmicas;
  • realizar audiências com visitantes externos e institucionais para tratar de temas da graduação;
  • sistematizar o relatório dos diversos setores relacionados;
  • participar de reuniões da Administração Superior mediante convocação para tratar de temas diversos ou convite de Conselhos de Unidade Acadêmica, Assembleias Departamentais ou Colegiados de Curso para prestar informações ou divulgar políticas de ensino de graduação.

 

DIVISÃO DE AVALIAÇÃO, ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO E TRANSPARÊNCIA - DIAC  

Chefe: Profª Jeane Rodrigues de Abreu Macedo

Equipe:

Fabiana Correa Pereira

Jocilene Mary Furtado Lima da Silva

Josinete de Fátima Pereira Passos

Janyele Lima Silva


Contato: (98) 3272-8735 | diac.proen@gmail.com

 
Atribuições da Divisão de Avaliação, Acompanhamento Acadêmico e Transparência - DIAC:

  • examinar o Planejamento juntamente com planos de cursos e programas provenientes das subunidades Acadêmicas;
  • analisar, juntamente com a DIPPEC, a adequação dos planos de cursos e programas com os Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação;
  • formular e implementar projetos e programas de apoio, acompanhamento e avaliação do ensino dos cursos de graduação;
  • promover a qualidade e transparência do ensino de graduação com ações que integrem o ensino, a pesquisa e a extensão;
  • promover meios para a coleta de sugestões junto ao corpo discente sobre os procedimentos didáticos que estão sendo utilizados;
  • desenvolver ações de apoio pedagógico que favoreçam a permanência e a qualidade nos itinerários formativos dos estudantes nos cursos de graduação da UFMA;
  • estabelecer indicadores para avaliar o desempenho dos alunos da graduação;
  • implementar a Avaliação dos cursos de graduação, através de pesquisa de satisfação discente, assegurando o cumprimento das disposições legais;
  • acompanhar o desempenho discente, através do SIGAA, objetivando identificar os indicadores educacionais como a evasão é abandono;
  • analisar os índices de retenção, reprovação e evasão nos cursos de graduação;
  • elaborar relatório semestrais e anuais dando transparência ao processo de avaliação e desempenho acadêmico.

 

ATIVIDADES DA DIAC (2023)

Atividade 1:

  • Manifestação técnica sobre movimentação docente

Detalhamento:

  • Manifestação técnica sobre movimentação docente, no que se refere aos Plano Individuais Docentes (PIDs) e oferta de turmas: remoção, solicitação de código de vaga, alteração de regime de trabalho (ex: 40h para D.E.; 20h para 40h), solicitação de concurso público, licença para interesse particular, e demais movimentações docentes relacionadas aos PIDS.

Atividade 2:

  • Ações de Enfrentamento à Evasão e Retenção

Detalhamento:

  • Desenvolvimento e implementação de ações de enfrentamento à Evasão e Retenção
  • Análise dos índices de retenção, reprovação e evasão nos cursos de graduação;
    • Elaboração de relatório semestrais e anuais dando transparência ao processo de avaliação e desempenho acadêmico;
    • Acompanhamento do desempenho discente, através do SIGAA, objetivando identificar os indicadores educacionais de evasão e retenção;
    • Determinação de indicadores para avaliar o desempenho dos alunos da graduação.

Atividade 3:

  • Acompanhamento da Avaliação Docente no SIGAA

Detalhamento:

  • Gerenciamento da avaliação dos docentes, através de pesquisa de satisfação discente, assegurando o cumprimento das disposições legais;
  • Gestão do módulo de avaliação no SIGAA.

Atividade 4:

  • Acompanhamento do Programa de Monitoria na Graduação e no COLUN

Detalhamento:

  • Elaboração e publicação dos editais de submissão de projetos e de seletivo de monitores;
  • Acompanhamento, orientação e suporte nos procedimentos;
  • Gestão do Módulo de monitoria no SIGAA;
  • Coordenação do Seminário Anual de Monitoria;
  • Interlocução junto à STI para resolução de eventuais problemas e aperfeiçoamento do SIGAA;
  • Emissão de certificados e declarações de monitorias antigas (monitores selecionados até 2019.1).

Atividade 5:

  • Acompanhamento dos Projetos de Ensino de Nivelamento Acadêmico (PNA)

Detalhamento:

  • Elaboração e publicação de editais;
  • Acompanhamento, orientação e suporte nos procedimentos.

 

DIVISÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS - DIPEC

Chefe: Luciana Alves da Silva

Equipe:

Alberiza Garcia de Farias

Grigório Duarte Neto

Hádria Samille Palhano Galvão

Maria Célia Macedo Araújo Melo

Mary Celi Camara Silva 

Contato: (98) 3272-8745 | dipec.proen@ufma.br


Atribuições da Divisão de Projetos Pedagógicos dos Cursos - DIPEC:

  • propor indicativos de políticas institucionais sobre o ensino de graduação;
  • assessorar na construção e reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação;
  • analisar e emitir parecer sobre os projetos pedagógicos face às legislações vigentes;
  • elaborar parecer técnico a respeito da criação de cursos, bem como nos casos de reestruturação pedagógica dos cursos de graduação;
  • elaborar as minutas de resolução referentes aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação;
  • acompanhar e supervisionar a implantação de projetos pedagógicos de cursos de graduação;
  • elaborar textos para divulgação dos cursos de graduação;
  • auxiliar o Procurador Educacional Institucional no registro dos projetos pedagógicos via sistema eletrônico, solicitando atos autorizativos, quais sejam: autorização, quando for o caso, reconhecimento e renovação de reconhecimento;
  • auxiliar o Procurador Educacional Institucional no gerenciamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE;
  • organizar a documentação necessária da instituição para encaminhamento ao MEC, quando houver solicitação de atos autorizativos;
  • assessorar os cursos de Graduação durante o processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento junto à Comissão Verificadora in loco;
  • organizar as informações sobre os projetos pedagógicos dos cursos de graduação, preservando a memória institucional;
  • assessorar os cursos de graduação na interpretação da base normativa interna da UFMA e da legislação educacional nacional;
  • incorporar Comissões para elaboração e/ou reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação, atuando no tocante a aspectos relacionados aos elementos estruturais contidos em diretrizes curriculares e técnico-pedagógicos.

 

DIVISÃO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL - DIAP

Chefe: Profª Natália Ribeiro Mandarino

Equipe:

Danielle Cristina dos Santos Pereira

Railton Serra Sousa Filho

Ana Fernanda de Sousa do Espírito Santo


Contato:
 (98) 3272-8746 / 8738 | diap.proen@ufma.br
                                                                                                   

Atribuições da Divisão de Integração Acadêmica e Profissional (DIAP):

  • analisar a documentação das empresas, instituições e demais interessados em celebrar Convênio de Estágio com a UFMA;
  • cadastrar e acompanhar os processos de Convênios de Estágio celebrados entre a UFMA e as empresas, instituições públicas, profissionais liberais e agentes de integração;
  • orientar as instituições, as empresas, os docentes e os estudantes sobre as normas e os procedimentos para seleção de alunos, formalização e acompanhamento das atividades de estágio;
  • gerenciar e homologar as Ofertas de Estágio e as solicitações de Análise Acadêmica cadastradas no SIGAA;
  • gerir o recebimento, registro, assinatura e devolução dos documentos de estágio não obrigatório dos alunos da graduação e do Colégio Universitário;
  • arquivar e conservar a documentação relativa a estágio não obrigatório durante o período determinado na legislação;
  • propor a criação e a alteração das funcionalidades referentes ao módulo de estágio obrigatório e não obrigatório no SIGAA;
  • manter o Sistema Acadêmico atualizado quanto às informações sobre Convênios de Estágio, concedentes, alunos em estágio não obrigatório e Coordenadores de Estágio;
  • garantir a cobertura de seguro contra acidentes pessoais aos alunos em atividades de estágio obrigatório, aulas práticas e visitas técnicas, com base na relação enviada semestralmente pelos Coordenadores de Estágio dos cursos de graduação e do Colégio Universitário;
  • elaborar e manter atualizadas as Resoluções, normas e regulamentos que disciplinam o estágio na UFMA;
  • elaborar pareceres acerca de processos judiciais, termos de referência para processo licitatório da seguradora, dentre outras situações de natureza diversas relacionadas ao estágio;
  • elaborar relatórios de gestão solicitados pela PROEN, pela Reitoria e por outras instituições.