COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAUDE DO ESTUDANTE E ACESSIBILIDADE

À Coordenação de Prevenção e Promoção à Saúde (CPPS) são atribuídas importantes responsabilidades visando à promoção do bem-estar e saúde dos estudantes de graduação na UFMA. Em primeiro lugar, a CPPS assessora a Diretoria de Atenção à Saúde do Discente na elaboração do orçamento anual para os programas e atividades relacionadas à sua área de atuação. Além disso, propõe, coordena, assessora, monitora e avalia ações e programas voltados para a promoção, prevenção, educação em saúde e bem-estar dos discentes. A coordenação também tem a incumbência de propor novos programas ou ajustes nos existentes, sempre em sintonia com a Diretoria de Atenção à Saúde do Discente. Para embasar suas ações, coordena estudos e sugere a criação de bolsas e programas específicos para atender às necessidades dos alunos em relação à saúde. A CPPS também é responsável por orientar e comunicar ações de saúde para os diversos campi, acompanhar e avaliar as atividades da Divisão de Saúde, e buscar parcerias que ampliem o escopo de atuação da Coordenação e Divisão. Ademais, planeja, promove e coordena a elaboração de protocolos e documentos necessários para orientar os profissionais vinculados à sua área de atuação. Em suma, a CPPS desempenha um papel fundamental na implementação de medidas que visam garantir o bem-estar e a saúde dos estudantes universitários, abraçando uma série de responsabilidades que abrangem desde o planejamento estratégico até a execução de programas específicos e o estabelecimento de parcerias estratégicas.

À Divisão de Atendimentos e Ações em Saúde, incumbem diversas responsabilidades essenciais para promover o bem-estar e a saúde dos discentes de graduação no Campus Bacanga da UFMA. Em primeiro lugar, a divisão colabora ativamente no planejamento das estratégias de prevenção e promoção à saúde, alinhadas com a Coordenação de Prevenção e Promoção à Saúde. Além disso, é responsável pela execução de intervenções primárias de saúde, oferecendo acolhimento inicial aos estudantes e realizando avaliações e encaminhamentos necessários. Destaca-se também o apoio às demandas de saúde mental e clínica médica, orientando e encaminhando os alunos conforme as necessidades identificadas. A Divisão não se limita apenas a essas áreas, mas também abrange a nutrição e farmácia, quando indicadas pelas áreas de saúde mental ou clínica médica. Ações de prevenção, promoção e educação em saúde são constantemente realizadas para melhorar a qualidade de vida e o desempenho acadêmico dos alunos. Para embasar suas ações, a divisão coleta e sistematiza informações sobre as condições biopsicossociais dos discentes. Além disso, promove estudos voltados para a promoção, prevenção e educação em saúde, sempre buscando integrar esses temas aos processos educacionais e ao bem-estar dos alunos. A operacionalização de estágios para os estudantes também é uma das suas atribuições, quando viável. Em suma, a Divisão de Atendimentos e Ações em Saúde desempenha um papel multifacetado e essencial na promoção da saúde e qualidade de vida dos alunos da UFMA, abraçando uma série de atividades que visam atender às necessidades do corpo discente.

À Diretoria de Acessibilidade cabe um conjunto abrangente de responsabilidades direcionadas à promoção da inclusão e acessibilidade na UFMA. Primeiramente, é incumbida de orientar a comunidade acadêmica e os setores competentes na implementação de práticas acessíveis, alinhadas ao conceito do desenho universal. Além disso, estabelece parcerias com órgãos públicos e privados, grupos representativos e associações que apoiam a inclusão, visando ampliar as atividades voltadas para pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. Em colaboração com o Pró-reitor de Assistência Estudantil, contribui para o planejamento orçamentário anual, destinando recursos para equipamentos, tecnologia assistiva e pessoal especializado, visando atender às necessidades de acessibilidade. A diretoria administra recursos destinados a serviços, pessoal e projetos para garantir o acesso e a permanência desses grupos na UFMA. Além disso, contribui para a criação e implementação da Política de Acessibilidade na universidade e estimula a criação de Núcleos de Acessibilidade nos Centros, descentralizando e ampliando as ações nesse sentido. Disponibiliza recursos de Tecnologia Assistiva e equipamentos adaptados para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Planeja, promove e coordena a criação de protocolos e documentos necessários para embasar a atuação dos profissionais vinculados às Subseções de Gestão de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva. Além disso, gerencia as equipes dessas subseções e suas atividades, e divulga anualmente o censo da população de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação na UFMA. Em suma, a Diretoria de Acessibilidade desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e acessibilidade na universidade, abraçando uma variedade de tarefas que visam garantir a igualdade de oportunidades para todos os membros da comunidade acadêmica.