SUBSEÇÃO DE ATENÇÃO À SAUDE DO ESTUDANTE

À Divisão de Atendimentos e Ações em Saúde, incumbem diversas responsabilidades essenciais para promover o bem-estar e a saúde dos discentes de graduação no Campus Bacanga da UFMA. Em primeiro lugar, a divisão colabora ativamente no planejamento das estratégias de prevenção e promoção à saúde, alinhadas com a Coordenação de Prevenção e Promoção à Saúde. Além disso, é responsável pela execução de intervenções primárias de saúde, oferecendo acolhimento inicial aos estudantes e realizando avaliações e encaminhamentos necessários. Destaca-se também o apoio às demandas de saúde mental e clínica médica, orientando e encaminhando os alunos conforme as necessidades identificadas. A Divisão não se limita apenas a essas áreas, mas também abrange a nutrição e farmácia, quando indicadas pelas áreas de saúde mental ou clínica médica. Ações de prevenção, promoção e educação em saúde são constantemente realizadas para melhorar a qualidade de vida e o desempenho acadêmico dos alunos. Para embasar suas ações, a divisão coleta e sistematiza informações sobre as condições biopsicossociais dos discentes. Além disso, promove estudos voltados para a promoção, prevenção e educação em saúde, sempre buscando integrar esses temas aos processos educacionais e ao bem-estar dos alunos. A operacionalização de estágios para os estudantes também é uma das suas atribuições, quando viável. Em suma, a Divisão de Atendimentos e Ações em Saúde desempenha um papel multifacetado e essencial na promoção da saúde e qualidade de vida dos alunos da UFMA, abraçando uma série de atividades que visam atender às necessidades do corpo discente.