Auxílios e Bolsas da Proaes

Conheça os auxílios e bolsas da Pró-reitoria de Assistência Estudantil

1- AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU)

Gratuidade das refeições no Restaurante Universitário (almoço e/ou jantar) conforme o cronograma de aulas do curso e segundo a necessidade de permanência do (a) discente na instituição. Período: 12 meses.

2- AUXÍLIO MORADIA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Vaga em uma das Unidades Habitacionais da Residência Universitária da UFMA até a conclusão do curso. Garante a gratuidade nas refeições do Restaurante Universitário (almoço e jantar) e o fornecimento de alimentos nos fins de semana e nos períodos em que o RU não funciona.

3- AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO PRESTAÇÃO PECUNIÁRIA

Concessão de recurso financeiro por meio de parcelas mensais para subsidiar despesas com alimentação, conforme calendário acadêmico. Exclusividade para Campi do Continente. Valor: de até R$ 300,00.

4- AUXÍLIO MORADIA PRESTAÇÃO PECUNIÁRIA

Concessão de recurso financeiro por meio de parcelas mensais para subsidiar despesas com moradia, devidamente comprovadas, até a conclusão do curso. Valor: R$ 400,00.

5- AUXÍLIO CRECHE

Para subsidiar despesas de discente no acompanhamento de dependente com idade inferior a seis anos. Valor: R$ 600,00. Período: 12 meses.

6- AUXÍLIO EMERGENCIAL

Para casos de dificuldades socioeconômicas agravados por situações emergenciais, inesperadas e momentâneas que colocam em risco a permanência do(a) discente no curso de graduação (tratamento de saúde, dificuldades para aquisição de material acadêmico, e outras dificuldades). As inscrições são realizadas na PROAES de fluxo contínuo durante o ano. Valor: até 3 parcelas de até R$400,00.

7- AUXÍLIO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Concessão de recurso financeiro para apoiar a participação estudantil em atividades de intercâmbio acadêmico, científico, tecnológico, esportivo e/ou cultural. Evento Nacional: R$ 350,00. Evento Internacional: R$ 500,00.

8- AUXÍLIO TRANSPORTE

Objetiva subsidiar despesas com o deslocamento no trajeto residência/campus/residência para desenvolver suas atividades acadêmicas durante o período vigente, conforme calendário acadêmico. Exclusivo para Campi do Continente. Transporte Intermunicipal: R$ 300,00. Transporte Intramunicipal: R$ 180,00.

9- AUXÍLIO ACADÊMICO CURSO DE ODONTOLOGIA

Concessão de recurso financeiro para subsidiar a aquisição de materiais e/ou instrumentais necessários às aulas práticas do curso de graduação de Odontologia.

10- APRIMORAMENTO ACADÊMICO

Oportunizar aos estudantes vivências acadêmico-profissionais nos setores da Instituição, alinhadas ao perfil do curso. Valor: R$ 400,00.