Laboratório de Informática
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DE CODÓ
O Laboratório de informática está equipado com:
- 25 computadores com navegadores para acesso à internet, pacote office, adobe reader, etc.
- Quadro branco (1 unidade);
Equipamentos disponíveis para empréstimos a docentes e demais servidores.
- Projetores;
- Notebooks;
- Lousa retrátil;
- Microfone;
- Caixa de som;
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta: 8:00 às 22:00
Rede Wi-Fi:
O Centro de ciências de Codó disponibiliza a todos os servidores e discentes, acesso à internet através da rede UFMA, que está disponível nos prédios 1 e 2.
OBS: A rede UFMA não está disponível nos espaços abertos fora do prédios, RU e quadra poliesportiva.
EQUIPE RESPONSÁVEL:
FRANCISCO DE SOUSA SILVA - Técnico de Tecnologia da Informação.
RAIMUNDO NONATO DE SOUZA BRITO - Técnico de Tecnologia da Informação.
GERONIMO BARROS MOUZINHO - Técnico de Microinformática Pleno
SOFTWARES ESPECÍFICOS
A UFMA assina e tem licença de alguns softwares específicos:
Ecossistemas Google workspace plus (classroom, meet, jamboard etc);
- Microsof A1 Education (teams, office 365, power BI, Outlook, one drive);
- Complete Anatomy;
- Adobe cloud (ilustrator, reader, write, in design);
- mathlab;
- Simulink (simulação completa);
- Autocad;
- Corel Draw.
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - ACESSIBILIDADE
O laboratório de informática possui cinco computadores com o software leitor de tela NVDA.
AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS E MANUTENÇÃO
O STI/Codó garante a continuidade dos serviços e equipamentos de redes e processamento de dados do Centro de Ciências Codó – CCCo através automatizações e manutenções preventivas e preditivas no parque computacional do Centro. A continuidade e a qualidade dos serviços oferecidos pelo STI/Codó aumenta a produtividade e a satisfação do corpo técnico, docente e discente que precisam de uma infraestrutura tecnológica adequada para garantir suas atividades educacionais.
Além disso, nos períodos de férias discentes é realizada a verificação completa dos equipamentos compartilhados (computadores, notebooks, datashows, etc.). Prevenindo tempos de inatividade causados por interrupções, a exemplo de bugs do sistema e incidentes de segurança.
O planejamento de aquisições do STI/Codó é realizado anualmente, junto ao planejamento de compras de material do CCCo, nos prazos estabelecidos pelo plano de compras do governo – PGD. Após a aquisição, o material é encaminhado ao CCCo no ano seguinte ao planejamento.
REGRAS PARA USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Prezados usuários dos Laboratórios de Informática,
A Universidade Federal do Maranhão - Centro de Ciências de Codó, está sempre trabalhando para ampliar a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica. Por isso, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), juntamente com a Direção do Centro, preparou um conjunto de normas para uso do Laboratório de Informática, conforme consta abaixo.
Tais normas devem potencializar a utilização dos equipamentos e também ampliar a segurança nos ambientes do Laboratório.
Como se trata de um espaço compartilhado, a colaboração de cada um é fundamental.
O Laboratório oferece espaço e equipamento de informática para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A fim de garantir um bom atendimento aos usuários, a integridade do sistema e equipamentos e um ambiente adequado e propício ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e pesquisas, seus responsáveis reservam-se o direito de:
▪ Vistoriar arquivos dos usuários gravados, de forma a garantir os dados neles contidos.
▪ Não se responsabiliza por objetos pessoais deixados no Laboratório.
▪ Suspender o acesso de usuários que infrinjam as normas constantes neste documento;
1. REGRAS GERAIS
▪ É terminantemente proibida a utilização dos Laboratórios de Informática por pessoas estranhas à comunidade de usuários. Acompanhantes somente com autorização da Direção ou STI.
▪ O Laboratório de Informática não exige o uso de vestimentas específicas.
▪ São usuários dos Laboratórios de Informática, devidamente vinculados ao Centro: O corpo discente, docentes e funcionários técnico-administrativos;
▪ O Laboratório de Informática é destinado às atividades de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com o horário de funcionamento do Centro;
▪ Durante os horários livres e/ou não reservados, o Laboratório de Informática está disponível para utilização do corpo discente, docente e técnico-administrativos;
▪ Ressalta-se que a utilização do laboratório está condicionada à presença de um responsável, seja ele: professor, técnico-administrativo ou bolsista;
▪ É proibida a instalação de qualquer tipo de programa (mesmo que freeware ou de uso livre) sem a expressa autorização do STI;
▪ É proibida a alteração de qualquer componente instalado nos equipamentos (hardware ou software);
▪ É proibido o consumo de qualquer tipo de alimento ou bebida no espaço do Laboratório.
▪ Qualquer conduta disciplinar indevida deve ser comunicada à Direção do Centro
▪ Os arquivos criados devem ser copiados para seu dispositivo de armazenamento pessoal e/ou enviados para o seu e-mail. Observando-se que os arquivos deixados no computador podem ser alterados ou apagados por outros usuários ou programas de restauração de sistema. Portanto, evite deixar arquivos importantes.
▪ Os usuários e a equipe do Laboratório devem preservar o silêncio na sala para que esta se configure como um ambiente de estudo;
▪ O usuário é totalmente responsável por sua conta individual e por qualquer ação que se faça a partir dela. Portanto, não deve permitir, em hipótese alguma, a utilização de sua conta por qualquer outro usuário.
2. REGRAS ESPECÍFICAS
2.1. Não é permitido ao usuário:
▪ Instalar software de qualquer natureza, sem autorização prévia do STI;
▪ Enviar mensagens que possam ser consideradas ilegais ou ofensivas à moral das pessoas;
▪ Acessar páginas da Internet que possam ser consideradas ilegais ou ofensivas à moral pessoal ou coletiva. Por exemplo, páginas de pornográficas, de caráter racista, discriminatórias ou que incitem a violência;
▪ Utilizar jogos individuais ou coletivos que não estejam previstos em atividades didático-pedagógicas;
▪ Enviar mensagens utilizando-se de identidade alterada, que não identifique o remetente;
▪ Interferir no funcionamento dos equipamentos de informática ligados à rede do Centro;
▪ Desmontar qualquer equipamento ou acessório dos Laboratórios de Informática, sob qualquer pretexto, assim como remover equipamentos do local a eles destinados (mesmo dentro do recinto), desde que não esteja previsto em atividades didático-pedagógicas;
▪ Fumar no interior do Laboratório;
▪ Perturbar o ambiente com brincadeiras, algazarras e/ou qualquer outra atividade alheia às atividades didático-pedagógicas do Centro;
▪ Exercer atividades não relacionadas com o uso específico do Laboratório;
▪ Usar, indevidamente, recursos disponíveis na Internet;
▪ Praticar intrusão de qualquer espécie, tal como quebra de privacidade, quebra de sigilo e/ou senha, proteger com senha as contas de acesso livre do windows, ganhar acesso de superusuário, causar prejuízo de operação do sistema em detrimento dos demais usuários, utilizar programas para burlar o sistema, realizar impressão de qualquer computador da rede e/ou outras ações semelhantes;
▪ Deixar lixo em cima das mesas, cadeiras ou chão. (O equipamento deve ser deixado da mesma forma que foi encontrado);
▪ Uso de quaisquer tipo de aparelho sonoro no espaço do Laboratório de Informática.
▪ Trocar cabos ou equipamentos periféricos e/ou acessórios (teclados, mouses, etc.);
▪ Desenvolver e/ou disseminar vírus nos equipamentos dos Laboratórios de Informática;
▪ Praticar ou facilitar a prática de pirataria de software/dados de qualquer espécie;
▪ Usar qualquer equipamento de forma danosa ou agressiva ao mesmo.
2.2. A qualquer dano causado aos equipamentos do Laboratório de Informática, o(s) usuário(s) responsável(eis) deverá(ão) ressarcir o prejuízo, além de penalizado(s) com as sanções cabíveis;
2.3. Caso o equipamento não ligue ou apresente qualquer defeito, comunicar imediatamente ao professor ou responsável de TI presente, que anotará o problema e o comunicará ao pessoal responsável do STI;
2.4. Os equipamentos devem ser desligados pelos alunos, ao término de seu uso, de acordo com a seguinte sequência de operações:
- Fechar todos os programas;
- Finalizar o sistema operacional: em caso de falha no desligamento, comunicar imediatamente ao professor ou responsável de TI presente.
3. Deveres do aluno
Respeitar o regulamento do Laboratório de Informática.
Prezar pelo bom uso e conservação dos equipamentos e móveis disponíveis no Laboratório de Informática.
Conferir o horário de aula e de funcionamento do laboratório.
Respeitar os horários disponíveis e as reservas realizadas previamente por professores e/ou técnicos administrativos.
Efetuar logoff e deixar o computador ligado, mesas e cadeiras devidamente arrumadas, quando do término de aula em meio aos turnos de atividades.
Manter o silêncio e o bom ambiente de trabalho / estudo.
Salvar arquivos de maneira correta para evitar problemas, como perda dos dados.
Comunicar ao responsável pelo Laboratório sobre problemas e dificuldades enfrentadas no mesmo.
4. Direitos do aluno
Ter acesso aos recursos computacionais existentes no Laboratório para a concretização de suas atividades acadêmicas;
Ter orientação e instrução sobre a utilização dos recursos de informática, tanto do técnico do Laboratório quanto dos professores;
Ter acesso à Internet para realizar pesquisas, acessar arquivos de apostilas e bases de dados que embasam ou complementam seus estudos e práticas;
Elaborar trabalhos diretamente relacionados às disciplinas e/ou projetos de pesquisa;
Enviar e receber mensagens eletrônicas desde que seus conteúdos sejam relacionados às atividades acadêmicas;
5. Manutenção dos equipamentos
Os equipamentos passam por avaliações e revisões preventivas a cada seis meses, realizadas pela equipe técnica local da universidade ou por empresas contratadas. Em caso de necessidade de manutenção corretiva eventual, os docentes ou técnicos administrativos devem solicitar por meio da abertura de chamados no sistema GLPI, disponível no link https://atendimento-sti.ufma.br/. Mais informações sobre os serviços oferecidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) podem ser encontradas no catálogo de serviços, disponível no site da universidade: https://portalpadrao.ufma.br/sti/old/paginas/servicos/catalogo/suporte-tecnico/computador-e-perifericos."
6. Considerações finais
Além das normas anteriores, ficam os usuários sujeitos, ainda, às penalidades das Leis que regem o uso da Internet.
Qualquer situação não prevista neste regulamento será considerada exceção e será tratada de modo particular, sendo que não haverá precedentes para nenhum dos casos.
Para requerer os equipamentos para uso dentro campus, basta se dirigir ao laboratório de informática e retirar o item com o técnico de TI, para atividades externas é necessário agendamento prévio e preencher o termo de responsabilidade disponível no portal do campus.
CATALOGO DE SERVIÇOS
A descrição dos serviços oferecidos pelo STI/Codó, o publico alvo, a forma de atendimento, o prazo para prestação dos serviços e os requisitos para solicitação dos serviços estão disponíveis abaixo:
Serviços de Multimídia: Solicitação de equipamentos de multimídia, como Datashow. |
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Descrição: |
Suporte a equipamentos de multimídia. |
Público Alvo: |
Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo). |
Forma de Atendimento: |
Eletrônica e presencial. |
Forma de Acesso: |
Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br. |
Etapas para Processamento: |
Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. |
Prazo para Prestação: |
0 a 12 horas. |
Forma de Comunicação: |
Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço. Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento. |
Requisitos: |
Ser servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo).
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Serviços de Redes: Serviços de rede, como acesso à Internet, cabos e conexões. |
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Descrição: |
Serviços relacionados à infraestrutura de rede da UFMA que visam atender as demandas de manutenção e expansão da rede de computadores da Instituição. |
Público Alvo: |
Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo) e discentes. |
Forma de Atendimento: |
Eletrônica e presencial. |
Forma de Acesso: |
Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br. |
Etapas para Processamento: |
Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. |
Prazo para Prestação: |
0 a 8 horas. |
Forma de Comunicação: |
Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço. Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento. |
Requisitos: |
Ser servidor (docente ou técnico-administrativo) ou discente da UFMA. |
Serviço de Correio eletrônico institucional: Serviços relacionados a conta de correio eletrônico institucional |
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Descrição: |
Serviços relacionados a conta de correio eletrônico institucional de e-mail. |
Público Alvo: |
Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo) e discentes. |
Forma de Atendimento: |
Eletrônica e presencial. |
Forma de Acesso: |
Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br. |
Etapas para Processamento: |
Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. |
Prazo para Prestação: |
0 a 12 horas. |
Forma de Comunicação: |
Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço. Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento. |
Requisitos: |
Ser servidor (docente ou técnico-administrativo) ou discente da UFMA. |
Serviços de Sistemas de Informação: Serviços relacionados aos portais e sistemas institucionais |
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Descrição: |
Serviços relacionados aos portais e sistemas institucionais como atualizações, publicação de noticias ou suporte no uso aos portais e sistemas institucionais. |
Público Alvo: |
Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo) e discente que esteja envolvido na gestão de conteúdo de um portal institucional. |
Forma de Atendimento: |
Eletrônica e presencial. |
Forma de Acesso: |
Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br. |
Etapas para Processamento: |
Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. |
Prazo para Prestação: |
0 a 12 horas. |
Forma de Comunicação: |
Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço. Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento. |
Requisitos: |
Ser servidor (docente ou técnico-administrativo) ou discente que esteja envolvido na gestão de conteúdo de um portal institucional da UFMA. |
Serviço de Suporte Técnico: Manutenção de computadores, instalação de programas,etc. |
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Descrição: |
Serviços relacionados a manutenção corretiva referente a equipamentos de informática pertencentes ao patrimônio da UFMA, assim como equipamentos de informática pertencentes a projetos vinculados à UFMA, tais como: microcomputadores (hardware e software) e impressoras. |
Público Alvo: |
Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo). |
Forma de Atendimento: |
Eletrônica e presencial. |
Forma de Acesso: |
Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br. |
Etapas para Processamento: |
Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. |
Prazo para Prestação: |
0 a 12 horas. |
Forma de Comunicação: |
Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço. Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento. |
Requisitos: |
Ser servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo).
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Serviço de Web conferência: Serviço de apoio para realização de conferências Web |
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Descrição: |
Solicitação de acompanhamento ou apoio técnico para Web conferências. |
Público Alvo: |
Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo). |
Forma de Atendimento: |
Eletrônica e presencial. |
Forma de Acesso: |
Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br. |
Etapas para Processamento: |
Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. |
Prazo para Prestação: |
0 a 12 horas. |
Forma de Comunicação: |
Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço. Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento. |
Requisitos: |
Ser servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo). |
Serviço de Telefonia: Atualização de ramais telefônicos |
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Descrição: |
Serviços relacionados a criação da infraestrutura necessária para conexão de aparelhos telefônicos, alteração da localização da infraestrutura de conexão existente no mesmo ambiente ou para outro ambiente e à verificação e reparo de ramais ou linhas convencionais (linhas de operadoras externas) em caso de problemas como ruídos, telefone mudo, e outros. |
Público Alvo: |
Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo). |
Forma de Atendimento: |
Eletrônica e presencial. |
Forma de Acesso: |
Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br. |
Etapas para Processamento: |
Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. |
Prazo para Prestação: |
0 a 12 horas. |
Forma de Comunicação: |
Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço. Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento. |
Requisitos: |
Ser servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo). |
Serviços de colaboração: Serviços de suporte a ferramentas colaborativas como Google workspace e Office 365. |
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Descrição: |
Ferramentas colaborativas como Google workspace e Office 365. |
Público Alvo: |
Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo) e discentes. |
Forma de Atendimento: |
Eletrônica e presencial. |
Forma de Acesso: |
Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br. |
Etapas para Processamento: |
Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário. |
Prazo para Prestação: |
0 a 12 horas. |
Forma de Comunicação: |
Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço. Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento. |
Requisitos: |
Ser servidor (docente ou técnico-administrativo) ou discente da UFMA. |
EQUIPE RESPONSÁVEL
FRANCISCO DE SOUSA SILVA - Técnico de Tecnologia da Informação.
RAIMUNDO NONATO DE SOUZA BRITO - Técnico de Tecnologia da Informação.
GERONIMO BARROS MOUZINHO - Técnico em Microinformática Pleno.