Ações em andamento
2014 – Atual: Integrando a escola: um aventura pelo mundo da matemática
- Descrição: O projeto de extensão tem como objetivo a criação de um núcleo base dentro da escola, aonde os discentes da Universidade Federal do Maranhão do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais irão, elaborara, desenvolver, executar e avaliar as atividades que estarão pautadas na criação de um grupo de estudo formado pelos alunos da escola, que visa a difusão do conhecimento matemático e científico, construção de matérias didáticos e a elaboração mídias sociais que venha ajuda os próprios alunos e professores da escola na construção do conhecimento cientifico.
Coordenador: Prof. Me. Leonardo Rogério da Silva Rodrigues.
2013 – Atual: Clube de Ciências como estratégia de intervenção didático-pedagógica para apropriação da linguagem científica na área das ciências da natureza.
- Descrição: O curso de Licenciatura em Ciências Naturais do campus de Codó tem uma proposta de formação de professor de ciências com foco interdisciplinar baseado na perspectiva dos novos paradigmas educacionais que pontua como eixo norteador de formação as competências e habilidades necessárias a construção de uma identidade profissional docente de prática reflexiva, para tanto busca desenvolver saberes docentes que garantam um processo formativo sólido, crítico e criativo para futura atuação docente bem sucedida que contemple o contexto educacionais global como também o regional. No tocante ao ensino de Ciências, é fato que a presença de um ambiente de discussão, próprio da linguagem das ciências naturais, que proporcione de forma construtivista, debate sobre a construção do conhecimento da ciência além de descentralizar o ambiente da sala de aula é de fundamental importância, pois o convívio interativo-participativo e a apropriação de conhecimentos básicos das ciências possibilita o domínio da cultura científica que é instrumento indispensável à participação política e cidadã, atendendo de forma efetiva a construção de um cidadão critico, criativo e participativo dentro de uma sociedade, desenhando um agente de transformação. Neste sentido, trabalhar com os alunos mestres, atividades que oportunizem aplicar e avaliar estratégias diferenciadas, está atendendo de fato os princípios esperados pela simetria invertida, contida nos novos paradigmas educacionais. A busca de atividades que promovam melhorias no ensino de ciências com participação em projetos intervenção através de estratégias diferenciada, como inserir um clube de ciências em escola de ensino fundamental de Codó, prestigia além propósitos de formação do egresso do curso de ciências naturais como também atende efetivamente como consideráveis contribuições no processo de apropriação do conhecimento básico das ciências naturais.
Coordenador: Profa. Dra. Clara Virginia Vieria Carvalho Oliveira Marques.
2012 – Atual: Experimentoteca como projeto de extensão interdisciplinar para o ensino de ciências naturais e matemática.
- Descrição: O presente projeto visa atuar na elaboração, desenvolvimento, produção e aplicação de materiais didáticos destinados à atividade de divulgação científico-pedagógica em ciências naturais, visando à implantação de um espaço inovador destinado à popularização da ciência, denominado de Experimentoteca, voltada para o ensino-aprendizagem e divulgação das ciências naturais. Objetiva-se a criação de um espaço permanente de prática experimental a ser acolhido e absorvido pela comunidade escolar, sendo inserido de forma natural em sua realidade cotidiana, na perspectiva que a escola se aproprie da proposta e faça do espaço um ponto permanente de divulgação da experimentação científica.
Coordenador: Prof. Dr. Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FAPEMA.
2012 – Atual: Circuito de leitura no município de Codó
- Descrição: A proposta do projeto tem como objeto de análise as práticas de leitura presentes no município de Codó. Nesse sentido, é interessante ressaltar que o corpus deste trabalho será as bibliotecas escolares, o Farol da Educação e a Biblioteca Pública da cidade. O objetivo do projeto é analisar o papel dos espaços de leitura do município de Codó na formação de leitores.
Coordenador: Profa. Dra. Cristiane Dias Martins da Costa.
2012 – Atual: Formação de Leitores: da Universidade à Escola
- Descrição: Este projeto propõe formar leitores a partir de práticas de letramento literário vivenciadas pelos discentes do curso de Ciências Naturais e Humanas do Campus VII do município de Codó/Maranhão e dos alunos das escolas do Centro René Bayma e seu anexo Escola Família Agrícola Irmã Rita Lore Wickhein. Analisar a leitura como prática social implica compreendê-la nas suas variações nos diferentes espaços, eventos e práticas de letramento. Segundo Paulino (2004) a expressão letramento literário está relacionado ao trabalho estético da língua, à proposta de pacto ficcional e à recepção não-pragmática, um cidadão literariamente letrado seria aquele que cultivasse e assumisse como parte de sua vida a leitura desses textos, preservando seu caráter estético, aceitando o pacto proposto e resgatando objetivos culturais em sentido mais amplo, e não objetivos funcionais ou imediatos para seu ato de ler. Para alcançar este objetivo, serão realizadas as seguintes ações: formação de um clube de leitura na biblioteca, momento reservado para a leitura durante as aulas na universidade e contação e leitura de histórias nas escolas pesquisadas. Pretendemos investir na formação de leitores no campo do letramento tendo em vista a construção de um projeto de leitura na universidade, envolvendo todas as áreas do conhecimento.
Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane Dias Martins da Costa.
2011 – Atual: Alfabetização e Letramento na Educação Especial
- Descrição: Este projeto pretende contribuir para melhorar as competências de leitura e escrita dos alunos da Fundação Pestalozzi de Codó/Maranhão. Acreditamos que o domínio dessas competências são condição para que esses alunos possam participar ativamente na comunidade em que vivem. Para alcançar esse objetivo será realizada formação, acompanhamento e superviosionamento dos alunos bolsistas, no sentido de promover uma melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, dando a oportunidade de aprimorarem suas capacidades e habilidades. Além disso, o projeto deverá permitir ao discente da UFMA que as pessoas, as famílias e os espaços sociais não são homogêneos e que as diferenças são enriquecedoras para o ser humano. Assim, a perspectiva da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão é de extrema relevância para a formação deste futuro profissional docente do Curso de Ciências Naturais, que deve construir o conhecimento a partir de sua própria prática, pautando-se na reflexividade, devendo retornar à sociedade o saber construído, de forma estruturada, mobilizando conhecimentos para uma ação direcionada e contextualizada. As ações desse projeto serão realizadas na Fundação Pestalozzi e no Campus VI da Universidade Federal do Maranhão. As principais atividades desenvolvidas são: oficinas de leitura literária e atendimentos individuais, palestras, visitas guiadas entre outras.
Coordenador: Profa. Dra. Cristiane Dias Martins da Costa.
Financiador(es): Ministério da Educação – Bolsa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.