Uso da propriedade intelectual em negócios de base tecnológica é tema de curso gratuito ofertado pelo INPI

publicado: 26/07/2022 13h09, última modificação: 26/07/2022 13h13
WhatsApp Image 2022-07-26 at 09.12.42.jpeg

Por Lucio Silva/UFMA

Empresas de base tecnológica, ou seja, aquelas que utilizam intensivamente o conhecimento científico e tecnológico em sua atuação, têm dominado o mercado internacional, sejam em soluções ou em produtos para o empreendedorismo.

Diante dessa demanda crescente, urgem novas preocupações, inclusive com a propriedade intelectual de produtos, serviços ou ideias empreendidas nesse emaranhado de novos negócios que vão surgindo.

Para garantir o correto exercício do direito da propriedade intelectual, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), pretende capacitar profissionais de empresas e Institutos Tecnológicos atuantes em negócios de base tecnológica por meio da oferta de diversos cursos, inclusive o curso sobre “O Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tecnológica”, que está com inscrições abertas e ocorre em todo o mês de agosto.

Um dos principais objetivos do curso ofertado é a capacitação contínua desses profissionais que atuam nas empresas de base tecnológica, além de acadêmicos e profissionais de Institutos e Universidade que lidam diariamente com a gestão da propriedade intelectual.

De acordo com o Programa do Curso, essa oferta é uma das etapas do Programa-piloto de Mentoria em Propriedade Industrial (PMPI) do INPI, com objetivo de propiciar conteúdo básico e preliminar às ações de mentoria propriamente ditas. Espera-se, ainda de acordo com o Programa, que o aluno estude o conteúdo dos cinco módulos do curso, efetue os exercícios propostos durante cada módulo, assista às videoaulas gravadas e realize a uma avaliação final para obtenção do certificado.

O curso ocorre durante todo o mês de agosto de 2022, de modo assíncrono na Plataforma EAD (academiavirtual.inpi.gov.br). A carga horária é de 20 horas e é totalmente gratuito. As inscrições, limitadas, podem ser feitas em: (https://academiavirtual.inpi.gov.br/)

Para obter mais informações, consulte o Conteúdo Programático ou fale com a Coordenação de Coordenação de Transferência de Tecnologias, Capacitação e Difusão no telefone (98) 3272-8710 / E-mail: ageufma.ctcd@ufma.br.