Notícias
Universidade e Comunidade: Extensão na Pós-graduação em Santo Amaro promove diálogo e inspira alunos
Em uma importante iniciativa de extensão universitária na pós-graduação da UFMA, o Laboratório de Sensores, Dispositivos e Métodos Analíticos (LabS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) esteve presente na Escola Municipal EMT Maria Araújo da Silva, localizada em Cocal, povoado de Santo Amaro. O objetivo da visita foi discutir temas cruciais sobre Ciência, Pesquisa e Tecnologia, aproximando a vida acadêmica da realidade da comunidade escolar.
A atividade faz parte do Programa de Extensão na Pós-Graduação da UFMA (PROEXT-PG), que tem como missão integrar as práticas de extensão às atividades da pós-graduação, buscando fortalecer o impacto social das pesquisas e aplicar o conhecimento acadêmico para atender às demandas da sociedade. A ação no povoado Cocal está alinhada com a área de Química, Ciência e Tecnologia Ambiental a Serviço de Comunidades, envolvendo os programas PPGQuim, DQUIM e PPGC&Tamb.
Envolvimento de Pesquisadores e Foco no Ensino Fundamental
O convite para a visita foi feito pelo professor Antonielson, que tem um vínculo anterior com o grupo de pesquisa. A ação contou com a participação de pesquisadores de destaque: as doutorandas em Química Jeovana Pacheco e Nataliane Lima, ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUIM-UFMA), e Sakae Yotsumoto, vinculado ao Departamento de Química (DEQUIM-UFMA/IFMA).
A palestra e a discussão foram direcionadas especificamente aos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo foi discutir ciência e aproximar a universidade da comunidade escolar, servindo como um catalisador para despertar o interesse dos estudantes pela área científica.
Durante a aula, diversos tópicos foram abordados, buscando humanizar e contextualizar o universo da pesquisa. Entre os temas centrais, foram discutidos: O que significa, de fato, ser cientista; A importância da pesquisa para o desenvolvimento da sociedade; e Experiências individuais dos participantes enquanto pesquisadores, compartilhando trajetórias e desafios.
Ações do documento