Notícias
UNA-Se: cultura, educação e meio ambiente em ação
Por Emilly Cardozo
O projeto nomeado “UNA-SE: Cultura, Educação Ambiental e Patrimonial - Polo Coroadinho e no Entorno do Parque Estadual do Bacanga” Surgiu com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e da Pós-Graduação em Artes Cênicas com o objetivo de realizar ações de educação social para atender as demandas da comunidade e contribuir para o desenvolvimento da região, além de promover possibilidades de trabalho e desenvolver pesquisas e soluções voltadas para a comunicação.
Vigência: 1º de outubro de 2024 a 1º de outubro de 2025 — promovendo intercâmbio científico e tecnológico entre universidade e comunidade.
Ações Realizadas
26 e 27 de abril de 2025
A oficina gratuita “Elaboração e Gestão de Projetos Socioculturais” ofereceu capacitação teórico-prática para agentes comunitários, jovens e lideranças locais na construção de projetos voltados a editais de financiamento sociocultural. Com certificação inclusa, as atividades ocorreram em dois turnos no sábado (manhã e tarde) e na manhã de domingo.
Maio de 2025
A trilha técnica no território do Sítio do Físico teve como foco a coleta de dados para subsidiar a futura sinalização ecológica do local e alimentar um aplicativo com informações atualizadas sobre o patrimônio ambiental e cultural da Rede Coroado de Natal.
04 a 07 de junho de 2025
No “Seminário UNA-SE: Os impactos das mudanças climáticas no patrimônio histórico e cultural no Parque Estadual do Bacanga, em São Luís, Maranhão” ocorreram painéis e oficinas temáticas, além da Feirinha UNA-SE, com exposição e comercialização de artesanatos, alimentos e bioprodutos de produção comunitária e artesanal.
Detalhes do Projeto:
-
Título: UNA-SE: Cultura, Educação Ambiental e Patrimonial - Polo Coroadinho e no Entorno do Parque Estadual do Bacanga
-
Coordenação: Prof. Dr. Flavio Luiz De Castro Freitas
-
Local: Polo Coroadinho e entorno do Parque Estadual do Bacanga
-
Parceria: Universidade Federal Do Maranhão
-
Público-alvo: Jovens e adultos
-
ODS relacionado: Água potável e saneamento; Redução das desigualdades; Educação de qualidade; Igualdade de Gênero; Cidades e comunidades sustentáveis; Vida terrestre; Trabalho decente e crescimento econômico.
Metodologia
O projeto, dividido em duas etapas, tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre o empreendedorismo e a preservação do patrimônio ambiental e cultural, por meio de cursos e oficinas ministrados por alunos de graduação e pós-graduação. As atividades incluem aulas expositivas, debates, estudos de caso, vídeos, palestras, leituras, análises de textos e visitas monitoradas, buscando integrar teoria e prática e promover pesquisas que discutam as realidades locais.
Metas e produção acadêmica
O projeto tem como objetivo promover práticas sustentáveis que contribuam para a melhoria do ecossistema local, da saúde e da qualidade de vida das populações que vivem nas regiões do Polo Coroadinho e nas proximidades do Parque Estadual do Bacanga, além de fortalecer a atuação social dos Programas de Pós-Graduação da UFMA junto às comunidades do seu entorno.
Ações do documento