Notícias

UFMA sedia I Seminário Internacional Programa Abdias Nascimento em Imperatriz

1787910679772.jpeg

O I Seminário Internacional Programa Abdias Nascimento integrou as atividades do Projeto Abdias Nascimento, iniciativa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O encontro reuniu pesquisadores para discutir questões relacionadas às juventudes na Amazônia Legal, com foco na educação e na diversidade étnico-cultural no contexto amazônico.

A programação foi organizada a partir de mesas de debates voltadas para temas como educação na perspectiva da equidade, reconhecimento das diferenças, ensino voltado para as africanidades e formação cultural e educacional brasileira. As discussões também estabeleceram um diálogo com o pensamento do intelectual e artista Abdias Nascimento.

Formação de uma rede de pesquisadores

O Projeto Abdias Nascimento tem como um de seus focos a formação de uma rede de pesquisadores dedicada à investigação das juventudes na Amazônia Legal. A proposta considera, dentro desse recorte, questões relacionadas à educação e à diversidade étnico-cultural presentes no contexto amazônico.

Na Universidade Federal do Maranhão, o projeto conta com a participação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Também integram a iniciativa a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Federal do Pará, a Universidad Externado de Colombia, a University of Birmingham e a Georgia State University.

Cooperação internacional e mobilidade acadêmica

A internacionalização é um dos pilares do projeto, desenvolvida por meio da mobilidade estudantil e da internacionalização das pesquisas. Entre as ações previstas estão o envio de estudantes brasileiros para a Colômbia e a Inglaterra, além da realização de missões acadêmicas com a participação de docentes brasileiros nos países parceiros e de professores estrangeiros no Brasil.

Durante a primeira missão internacional realizada em Imperatriz, o projeto recebeu as professoras estrangeiras Joanna Delgadillo e Laura Escobar. A agenda incluiu visitas à organização social Justiça nos Trilhos, em Açailândia, e a um terreiro de Terecô, além de circuitos culturais do município.

A realização do seminário integrou, assim, as ações de pesquisa e cooperação internacional desenvolvidas pelo Projeto Abdias Nascimento, reunindo diferentes instituições em torno da investigação sobre juventudes, educação e diversidade étnico-cultural na Amazônia Legal.

Por Ana Clara Silva de Araújo

Ações do documento

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: ,