UFMA se Destaca no QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024

publicado: 25/09/2023 12h00, última modificação: 25/09/2023 12h00
NOTÍCIAS INSTAGRAM (1080 × 1080 px) (Post para Instagram (Quadrado)).png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) continua brilhando no cenário acadêmico internacional ao ser mais uma vez reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior da América do Sul no QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024.

Neste ano, 315 das 420 universidades qualificadas no ranking pertencem à América do Sul, representando 11 países da região. A lista é liderada pela renomada Universidade de São Paulo (USP). No total, 97 universidades brasileiras foram classificadas, estabelecendo o Brasil como o país com o maior número de instituições na lista.

UFMA entre as Melhores IES da América do Sul

A UFMA se destaca ocupando a impressionante 154ª posição no QS Latin America and the Caribbean Rankings - South America, além de ser classificada no grupo das 201 - 250 melhores instituições de ensino superior, de acordo com o QS Latin America and the Caribbean Rankings.

No contexto local, a UFMA não está sozinha em seu sucesso acadêmico, pois a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) também conquistou reconhecimento, ocupando a 233ª posição no QS Latin America and the Caribbean Rankings - South America.

Critérios de Avaliação e Qualidade Acadêmica

A avaliação da UFMA nos critérios do ranking destaca o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e pesquisa de alta qualidade. A universidade obteve valores significativos em diversas áreas-chave:

- Reputação Acadêmica = 6.2
- Reputação do Empregador = 6.5
- Proporção de alunos para docentes = 39
- Artigos por Faculdade = 21,1
- Citações por artigo = 78,3
- Docentes com doutorado = 18,4
- Rede Internacional de Pesquisa = 41,5
- Impacto na Web = 32.9

É importante ressaltar que o sucesso das instituições de ensino superior brasileiras no Quacquarelli Symonds Rankings é resultado do conhecimento excepcional de seus corpos docentes e do desempenho notável de suas pesquisas científicas, sobretudo em termos de volume, colaboração e qualidade. A UFMA, juntamente com outras universidades brasileiras, continua a fazer contribuições significativas para o avanço do conhecimento e a promoção da educação superior de qualidade no Brasil e no mundo. Este reconhecimento reforça o compromisso da UFMA em continuar a se destacar no cenário internacional e a buscar constantemente a excelência em pesquisa, ensino e inovação.