Conheça os vencedores da UFMA na 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

publicado: 03/07/2023 16h51, última modificação: 03/07/2023 17h05
conheça-01.jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem motivos para celebrar, pois seus alunos se destacaram na 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os premiados foram reconhecidos em diferentes categorias, e um aluno do curso de Estudos Africanos e Afrobrasileiros se destacou entre os contemplados.

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é concedido anualmente e reconhece estudantes de graduação bolsistas dos programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica, bem como estudantes do Ensino Médio participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) do CNPq. Além disso, há uma categoria de Mérito Institucional, que premia as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.

Os alunos premiados se destacaram pela qualidade e relevância de seus relatórios finais, que contribuíram para o alcance dos objetivos dos programas em que eram bolsistas. Além de terem suas participações custeadas pelo CNPq na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho, em Curitiba (PR), eles também receberão prêmios em dinheiro e bolsas de estudo, dependendo da categoria. A cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de julho, durante a Reunião Anual da SBPC, no campus da Universidade Federal do Paraná (PR).

Na categoria Iniciação Científica Júnior, o prêmio inclui uma quantia de 5 mil Reais e uma bolsa de Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica no país. Já os ganhadores nas categorias Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica receberão 10 mil Reais e uma bolsa de Mestrado ou Doutorado no país. A instituição vencedora na categoria Mérito Institucional receberá entre cinco e vinte cotas de bolsas adicionais de PIBIC e/ou PIBITI, dependendo do número total de bolsas concedidas por meio das chamadas do CNPq, além de um troféu que será entregue durante a reunião anual da SBPC.

Dentre os premiados, destaca-se Marcos Silva de Sousa, aluno do curso de Engenharia de Alimentos da UFMA, bolsista de Iniciação Tecnológica. Ele desenvolveu o trabalho intitulado "Interação Fármaco-Fármaco: Obtenção de uma nova dispersão sólida de etionamida e ácido acetilsalicílico para a melhoria do tratamento da tuberculose". O orientador do trabalho foi o Paulo Roberto da Silva Ribeiro.

Outro destaque vai para Michel Victor de Castro da Silva, também da UFMA, aluno do curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afrobrasileiros. Ele desenvolveu o trabalho "Produção e aplicação de histórias em quadrinhos na educação básica: Contribuindo para o desenvolvimento de uma educação antirracista, emancipatória e democrática". A orientadora do trabalho foi a Profa. Dra. Cidinalva Silva Câmara Neris.

A conquista desses alunos da UFMA no Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é motivo de orgulho para a instituição e ressalta a qualidade e o comprometimento dos estudantes e professores envolvidos na pesquisa científica. Essa premiação demonstra o potencial da universidade em fomentar o desenvolvimento de trabalhos relevantes em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para a formação acadêmica e científica dos alunos e para o avanço da ciência no país.