UFMA se destaca em Edital de apoio à pesquisa no Porto do Itaqui com 13 projetos aprovados

publicado: 19/12/2023 14h51, última modificação: 14/03/2024 12h52
NOTÍCIAS INSTAGRAM (1080 × 1080 px) (Post para Instagram (Quadrado)) (Twitter Post).png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) alcançou um expressivo sucesso no Edital FAPEMA/EMAP nº 07/2023, que visa apoiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nos setores portuário, marítimo e logístico. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), teve o objetivo de fomentar a ciência, tecnologia e inovação no estado.

13 Projetos Aprovados para a UFMA

A UFMA teve um desempenho excepcional, com 13 projetos recomendados e classificados, totalizando um valor aprovado de R$ 4.05 milhões. Esses projetos abrangem diversas áreas de conhecimento, demonstrando a diversidade e a qualidade das pesquisas desenvolvidas na instituição.

Entre os proponentes da UFMA, destacam-se pesquisadores, como João Dallyson Sousa de Almeida, Marianna Basso Jorge, Alanagandra Lima de Moura, Danilo Francisco Corrêa Lopes, Francisco José da Silva Dias, Clóvis Bôsco Mendonça Oliveira, Dalmo Inácio Galdez Costa, Ronaldo Barros Sodré, Regina Maria Mendes Oliveira, Shigeaki Leite de Lima, Jefferson Fontinele da Silva, Gustavo André de Araújo Santos e Alexsandro Sousa Brito.

Valor Total e Percentual por Instituição

O montante total destinado ao edital foi de R$ 5.6 milhões, e a UFMA obteve 70% desse valor, reforçando a posição de destaque da universidade na pesquisa científica aplicada. O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) teve 8% do valor total aprovado, enquanto a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ficou com 22%.

A conquista expressiva da UFMA nesse edital reforça a relevância da instituição no cenário científico e tecnológico do Maranhão, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento do estado. O investimento em projetos que envolvem os setores portuário, marítimo e logístico promete trazer avanços significativos para essas áreas e impactar positivamente a sociedade maranhense. Para mais detalhes sobre os projetos aprovados e outras informações, os interessados podem acessar o site oficial da UFMA ou consultar a FAPEMA.

registrado em: ,