Notícias
CAPES divulgou nesta segunda-feira, 12, os resultados preliminares da avaliação dos Programas de Pós-Graduação
UFMA se destaca em avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação
A Capes divulgou na última sexta-feira, 9 de setembro, exclusivamente às pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação e às coordenações de programas de pós-graduação, os resultados preliminares da avaliação realizada a cada quatro anos. A partir desta segunda-feira, 12, a CAPES autorizou a ampla divulgação do resultado.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vem melhorando a qualidade dos Programas a cada avaliação quadrienal. O resultado alcançado no ciclo atual (2017-2020) foi o reflexo do esforço coletivo da gestão superior da UFMA (Reitoria e AGEUFMA), além do empenho de docentes, técnicos e discentes dos Programas.
Historicamente, os Programas de Pós-Graduação da UFMA têm melhorado seus conceitos de forma notória. Nessa avaliação, 11 novos cursos que estavam com o conceito A (conceito inicial) tiveram as suas notas definidas. Nove destes 11 cursos passaram de A para a nota 3 e dois cursos, um mestrado e um doutorado, saíram do conceito A para a nota 4. Além disso, seis cursos com nota 3 aumentaram suas notas para 4 e dois Programas mudaram os seus conceitos de 4 para 5.
Os cursos que receberam suas avaliações de conceito inicial A, para nota 3, foram: Artes Cênicas, Comunicação (Acadêmico), Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ciências Ambientais, Sociologia; Geografia, Ambiente e Sociedade; Letras, Comunicação (Profissional) e Formação Docente em Práticas Educativas, com destaque para o Cursos de doutorado em Ciência da Computação e o mestrado em Saúde e Tecnologia (Campus Imperatriz), que da avaliação inicial A, conquistaram a nota 4.
Ressalta-se também que os Mestrados em Design, Direito, Cultura e Sociedade, Gestão de Ensino da Educação Básica, Ciência da Computação e Química elevaram seus conceitos anteriores de 3 para nota 4. Esses cursos mais o de Saúde e Tecnologia podem agora encaminhar as suas propostas de doutorado no próximo Edital de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), que caso aprovados, aumentariam em 50% o número de doutorados da UFMA.
Programas com grande estrutura e extremamente relevantes na área da saúde, que dispunham de nota 4, como o de Odontologia e Ciências da Saúde aumentaram suas notas para 5, evidenciando a consolidação da qualidade dos mesmos.
Para o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, o resultado dessa avaliação é consequência de um planejamento estratégico da gestão da Pós-Graduação (Programa de Qualidade da Pós-Graduação-PROQUALI) em consonância com as ações das coordenações dos Programas de Pós-Graduação e o compromisso dos docentes, técnicos e discentes.
O Reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, reforçou o compromisso da sua gestão e destacou que continuará apoiando integralmente as ações voltadas para melhoria da qualidade dos Programas de Pós-Graduação, portanto, em nome da UFMA “parabenizo todos os envolvidos nessa conquista”, afirmou o Reitor.