Notícias

UFMA recebe representante da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, para tratar de projetos e parcerias em internacionalização

publicado: 11/04/2025 12h21, última modificação: 11/04/2025 14h23
2.png

Encontro presencial na Reitoria reforça compromisso da instituição com a internacionalização e o fortalecimento das relações Sul-Sul

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, nesta sexta-feira, 11, o professor e pesquisador Fulgêncio Francisco Muchisse Fulane, PhD em Ciências da Comunicação e membro da Comissão Científica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Reitoria, em São Luís, e teve como pauta principal o diálogo sobre futuras parcerias institucionais e projetos conjuntos entre as duas universidades.

A visita do docente moçambicano representa um passo significativo para a intensificação das ações de internacionalização da UFMA, promovidas por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA). A recepção foi conduzida pelo diretor de Relações Internacionais da Universidade, professor Dr. Francisco Sávio, e pela pró-reitora de Pós-Graduação, professora Dra. Flávia Nascimento, que representaram o reitor, professor Dr. Fernando Carvalho Silva. A professora Rayssa Neves, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Luís Maracanã, também participou do encontro.

Durante a reunião, foram discutidas propostas ações dentro do Acordo e Cooperação entre a UFMA e a Universidade Eduardo Mondlane, com destaque para a mobilidade docente e discente. Além disso, os participantes reforçaram o interesse mútuo em desenvolver projetos de pesquisa em conjunto, com enfoque nas relações Sul-Sul e no intercâmbio de conhecimento entre Brasil e África. Confira os ACORDOS DE COOPERAÇÃO DA UFMA: 

Para a pró-reitora Flávia Nascimento, o momento é estratégico para ampliar o alcance da Universidade em nível internacional:

“Estamos consolidando a internacionalização, que hoje é vista como um dos principais pilares de amadurecimento dos cursos de pós-graduação, porque nós temos que mostrar a UFMA para o mundo inteiro. Não só nós irmos, como recebermos pesquisadores e docentes do exterior”, destacou.

A professora também ressaltou o papel da CAPES como principal fomentadora da pós-graduação no Brasil, incentivando cada vez mais a construção de redes de cooperação com países da América Latina e do continente africano.

“Movimentos como esse são fundamentais para que a Universidade alcance os patamares desejados pelo nosso reitor, professor Fernando Carvalho Silva”, concluiu.

O professor e pesquisador Fulgêncio Francisco Muchisse Fulane agradeceu a acolhida da UFMA e pretende fortalecer as parcerias com a Universidade Federal do Maranhão.

registrado em: